4 fatores fundamentais para uma revenda de gás ter sucesso

4 fatores fundamentais para uma revenda de gás ter sucesso
A revenda de gás é um negócio seguro e estável. Porém, existem alguns fatores fundamentais para fazê-la deslanchar, superar os primeiros meses de operação e alcançar bons resultados.
Antonio Carlos Porto, gerente de mercado da Utragaz para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, afirma que o perfil de gestão do revendedor é a peça que muda o jogo. Ele tem quase duas décadas de experiência acompanhando o mercado de revenda de gás e destaca a importância das atitudes do empreendedor à frente do negócio no período inicial, até que o negócio comece a dar lucro.
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“É comum que depois de alguns meses o empresário comece a questionar resultados. Por isso, quem empreende nessa área precisa ter persistência, propósito e constância de propostas.” Em geral, uma revenda de gás começa a ter retorno do investimento após 18 meses. Com a ajuda de Antonio Carlos, listamos quatro fatores fundamentais para a revenda superar esse período inicial e ter sucesso.
Revenda de gás: importância do capital de giro
Capital de giro é a quantidade de recursos financeiros que a empresa precisa para garantir a fluidez dos ciclos de caixa. O revendedor precisa garantir uma quantia mínima de dinheiro para suportar as oscilações de caixa, especialmente nos primeiros meses de funcionamento.
O investimento mínimo para montar uma revenda de gás é de R$ 60 mil. O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) recomenda aos empreendedores reservar pelo menos 20% do valor investido como capital de giro.
Controle de custos na revenda de gás
Antonio reforça que é essencial trabalhar com informações precisas sobre os gastos da revenda de gás. Segundo ele, é comum que as empresas não tenham nenhum controle dos custos de operação e que não saibam como agir para melhorar a performance.
“Não se trata de ter sistemas sofisticados, mas é preciso gerar dados financeiros que permitam entender como é possível melhorar a eficiência. A equipe de consultores da Ultragaz está preparada para orientar as revendas de gás no uso de ferramentas simples e que gerem informações.”
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Conhecimento do cliente
Assim como acontece com as informações financeiras, é necessário ter dados que gerem conhecimento sobre a base de clientes. Saber se o local onde a revenda de gás está inserida tem estabelecimentos comerciais próximos é importante para definir o mix de produtos no estoque. Também é importante acompanhar quais os dias e horários mais comuns dos pedidos e a frequência com que os clientes costumam reabastecer.
Dessa forma, é possível direcionar corretamente os investimentos em marketing e divulgação e definir ações promocionais que façam sentido para o público atendido. “É importante reservar um recurso para essas ações e ter constância. Mas, antes, é necessário entender o perfil do público e se faz mais sentido ter ações digitais ou fazer a divulgação presencial, por exemplo.
Uma estratégia muito usada é a oferta de brindes para atrair e fidelizar clientes. Antonio recomenda que isso não seja atrelado ao produto para não gerar uma confusão de que, ao fazer uma compra, o cliente sempre terá um item adicional. “Oferecer brindes é uma estratégia interessante para datas comemorativas ou em momentos especiais”, avalia.
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Preparação da equipe
Outra atribuição importante para o empresário que investe em uma revenda de gás é montar um bom time e mantê-lo motivado e preparado. Afinal, é esta equipe que irá fazer o contato direto com os clientes no dia a dia.
Para isso, é necessário realizar treinamentos constantes e manter um canal aberto para receber as demandas que chegam pelos funcionários.
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