Carregando...
Ir para o conteúdo
Ultragaz
Av Brigadeiro Luís Antônio, 134301317 - 910São Paulo, SP
(11) 3177 6677(11) 3177 6200
Entre em contato

Quanto Tempo Dura um Botijão de Gás

Sobre o botijão Azul
Fabricado com chapas de aço, ele é capaz de suportar altas pressões.
O Gás dentro do Botijão encontra-se no estado líquido e de vapor.
Do volume total do recipiente, no máximo 85% do total encontra-se em estado líquido, e no mínimo 15% em estado gasoso. Isso forma um espaço de segurança que evita uma pressão elevada dentro do botijão.
A cor azul é a marca da Ultragaz. Ela é garantia do cuidado que todos os botijões da companhia recebem quando chegam às suas bases.
Envasados em unidades certificadas com o ISO 9000 todos os produtos são inspecionados, pesados e recebem uma nova pintura, o que garante sua excelente condição de uso.

Quanto tempo dura um botijão de gás?

O GLP - mais conhecido como gás de cozinha - é utilizado por milhares de brasileiros em todo o território nacional. Estrela das casas no país, ele também é muito importante em pequenos e médios empreendimentos como restaurantes, padaria e pizzarias, indústrias e no agronegócio, com aplicações variadas e eficazes.

Econômico, o GLP respeita o meio ambiente, pois sua utilização gera uma energia mais limpa. É certamente a melhor opção na substituição de outros meios de geração de combustível, como a queima da lenha, por exemplo. O uso dos fragmentos de madeira pode causar intoxicação e emissão de gases prejudiciais ao planeta, além da dificuldade de armazenamento por conta das grandes dimensões. Estabelecimentos como restaurantes, padarias e pizzarias são imensamente beneficiados por essa substituição.

Mesmo estando tão presente no nosso dia a dia, de vez em quando surgem algumas perguntas específicas sobre o funcionamento, a duração, o armazenamento e outras questões relacionadas ao gás de cozinha. Reunimos abaixo quatro perguntas e respostas comuns sobre o botijão. Confira!

Quanto tempo dura um botijão de gás?

Saber quanto tempo dura um botijão de gás depende muito do uso específico de cada residência ou negócio.

Levando em conta o uso de apenas uma boca do fogão por uma hora diária, o botijão tende a durar uma média de 220 horas, mas obviamente esse tempo varia conforme a potência do fogo, por exemplo, e muda ainda mais quando há o uso de mais bocas por mais horas, se há uso do forno, entre demais variáveis.

Estar atento a quanto tempo dura um botijão de gás na sua residência ou negócio, observando a rotina local, ajuda a ter ideia de quando ele precisa ser trocado.

Como o botijão reserva deve ser armazenado?

Se você possui o hábito de armazenar um botijão, alguns cuidados devem ser tomados para que ele fique guardado com total segurança. Mantenha o vasilhame sempre em local arejado, porém com proteção contra chuva, sol e umidade, o que preserva a temperatura do recipiente e ainda evita ferrugem e outros danos exteriores.

Nunca guarde seu botijão de gás em locais fechados, pois podem ocorrer incidentes, caso haja vazamento.

Por que a chama muda de cor quando o gás está acabando?

A chama é resultado da reação de combustão entre o GLP e o oxigênio do ar. Quando a chama está azul, significa que a combustão foi completa, ou seja, há uma reação total do gás com o ar (botijão cheio). Quando a chama passa a ficar amarelada ou avermelhada, significa que a combustão foi desbalanceada, o que indica que o combustível - gás de cozinha - está chegando ao fim. Essa é uma forma de saber que o seu gás em breve precisará ser trocado.

Quais são os tamanhos existentes de botijão de gás?

Existem basicamente seis tamanhos de botijão. São eles:

  • P2: Pesa dois quilos e é indicado para fogareiros e lampiões.
  • P5: Pesa cinco quilos e é indicado para uso residencial.
  • P13: Pesa 13 quilos e é indicado para uso residencial.
  • P20: Pesa 20 quilos, usado para armazenar combustível para empilhadeiras industriais.
  • P45: Pesa 45 quilos, utilizado em comércios, centrais de abastecimentos, restaurantes e indústria. Também pode ter uso residencial, dependendo da necessidade.
  • P90: Pesa 90 quilos, usado sobretudo em segmentos industriais, comerciais e empresariais.
Ler mais