Carregando...
Ir para o conteúdo
Ultragaz
Av Brigadeiro Luís Antônio, 134301317 - 910São Paulo, SP
(11) 3177 6677,(11) 3177 6200,
Entre em contato
Sistema Ultrasystem

GLP - Gás Liquefeito de Petróleo

O GLP - Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido como gás de cozinha, é um combustível formado pela mistura de dois gases extraídos do petróleo: propano e butano. Ele tem como principal característica passar ao estado líquido quando submetido a uma certa pressão.

Ao dar preferência para o gás GLP, você estimula a produção de uma energia limpa, que substitui com total eficácia a queima da lenha, por exemplo. Além disso, ele tem a vantagem de ser facilmente armazenado e transportado a partir do engarrafamento em vasilhames de pequeno a grande porte (botijões, cilindros ou tanques).

Originalmente, o GLP é inodoro, ou seja, não tem um cheiro próprio. Por conta disso, recebe um composto de enxofre para caracterizar seu odor, o que permite que o conhecido “cheiro de gás” seja facilmente percebido se houver a ocorrência de eventuais vazamentos. 

Apesar de ser mais conhecido para fins residenciais, o GLP é adotado também em um grande número de aplicações industriais e em pequenos e médios negócios, como restaurantes, padarias, pizzarias, hotéis e motéis, além da utilização no agronegócio, com elevados níveis de economia e eficiência.

Um pouco mais sobre o GLP


O gás liquefeito de petróleo é usado por milhares de brasileiros, desde os grandes centros urbanos até as regiões mais afastadas. É mais comum que estejamos acostumados a encontrá-lo nos tradicionais botijões de 13 quilos, mas também pode ser comercializado em recipientes menores (de dois ou de cinco quilos) e maiores (como aqueles utilizados no meio industrial, comercial e residencial/condomínios - de 20, 45, 90, além de cilindros comerciais/industriais de 20, 125 e 190 quilos, além de tanques estacionários, como modelos que comportam de 440 quilos a 51 toneladas).

Como seu nome indica, ele é um gás liquefeito - colocado sob pressão na parte interna do vasilhame em que ele é armazenado, o gás acaba assumindo a forma líquida.

Ele é formado pela combinação de propano e butano, ambos derivados do petróleo. Quando submetido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C, ele se transforma no gás que conhecemos e utilizamos tão largamente em várias aplicações.

Uma outra grande vantagem do gás de cozinha, como é comumente chamado, é sua facilidade de instalação. Como, em geral, não há necessidade de obras para instalação e utilização do GLP, ele chega a todos os lugares, tanto nas regiões rurais quanto nas urbanas.
 

Vantagens do GLP

GLP - o gás liquefeito do petróleo - Ambiente amigável
O GLP É AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL

O GLP contribui para a redução da poluição ambiental e da diminuição das emissões de carbono. Além disso, o gás liquefeito de petróleo não é tóxico, não contamina os mananciais de água nem o solo, e seu consumo evita a queima de milhões de árvores no Brasil. Ele é substituto para a lenha, evitando que este material seja utilizado em ambiente externos e até mesmo em locais internos, o que não é benéfico para a saúde e nem para o planeta.

GLP - o gás liquefeito do petróleo - Versátil
O GLP É VERSÁTIL

O GLP pode ser usado em residências e estabelecimentos comerciais. Em casa, é mais utilizado no preparo de alimentos, mas também tem ótimo desempenho em aquecedores de ambientes a gás (calefação) e de aquecedores de água a gás. O chuveiro a gás LP é mais eficiente, pois produz água quente imediatamente, em grande quantidade e com muita pressão.

GLP - o gás liquefeito do petróleo - Na indústria
GLP NA INDÚSTRIA

 Hoje, o GLP assume importância também na matriz energética industrial. Muitas indústrias conhecem as facilidades e as vantagens de utilizá-lo como fonte de energia para suas linhas de produção, pois este é um combustível eficiente, competitivo e menos poluente. 

Industrialmente, o gás liquefeito de petróleo é utilizado em todos os segmentos de atividades industriais, como siderurgia, metalurgia, cerâmica, papel e celulose, alimentos e bebidas, vidros e também na agroindústria. Além disso, também pode ser utilizado em processos da indústria química, farmacêutica e de cosméticos.

GLP - o gás liquefeito do petróleo - Na agricultura e avicultura
GLP NA AGRICULTURA E AVICULTURA

 O GLP atende a diversos processos agrícolas, principalmente à secagem e torrefação de grãos e ao combate de pragas, reduzindo ou eliminando o uso de agrotóxicos. Em relação a outros combustíveis utilizados no agronegócio, o gás GLP desponta como a melhor solução por conta das seguintes características:

- É um energético que possui uma queima muito mais limpa;

- É possível controlar a temperatura da queima;

- Não produz sedimentos oriundos da queima;

- É um energético que pode ser transportado e estocado com praticidade e segurança;

- Substitui defensivos agrícolas de natureza química, evitando dessa forma a contaminação do solo e dos aquíferos subterrâneos, rios, lagos e mares;

- Permite uma produção mais natural;

- Evita a derrubada de matas e florestas nativas, substituindo com muito mais eficiência a lenha e o carvão vegetal;

- É o energético que menos agride o meio ambiente.   

Na avicultura, o GLP é reconhecido como um energético altamente adequado para aquecimento de ambientes, por ter menor custo do que a eletricidade e apresentar menores índices de poluição que os combustíveis sólidos e líquidos, além de permitir o controle estrito da temperatura nas mais variadas gradações.

As vantagens do uso do gás GLP são inúmeras, nas mais variadas e diversas aplicações. Conte com a Ultragaz para o máximo desempenho energético em sua casa, em seu negócio ou na indústria!