Carregando...
Ir para o conteúdo
Ultragaz
Av Brigadeiro Luís Antônio, 134301317 - 910São Paulo, SP
(11) 3177 6677(11) 3177 6200
Entre em contato
Ultranotícias

Como obter mais economia com o gás de cozinha

 

Você certamente já deve ter ouvido falar que pequenas mudanças no dia a dia da casa podem fazer toda diferença, não é mesmo? Além de evitar desperdício de recursos naturais, você ainda poupa um bom dinheiro com as contas do final do mês.

 

Economia Gas Cozinha F

Como a economia da casa tem início sempre na cozinha, selecionamos 10 dicas simples, práticas e muito eficientes para reduzir o uso do gás. Confira e comece a economizar hoje mesmo.

Evite vazamentos

Verifique a mangueira do gás com uma certa frequência a fim de garantir que não há vazamentos. Examine minuciosamente a mesma e certifique-se que ela não está comprometida, mas adequadamente encaixada e, claro, dentro do prazo de validade. Se você notar algum defeito ou vazamento, troque a mangueira imediatamente. Isso garante a segurança do seu lar e a economia do gás de cozinha.

Use panelas proporcionais ao tamanho da boca do fogão

Nem todo mundo sabe, mas o uso da panela deve coincidir com o tamanho da boca do fogão. Caso isso não aconteça, você estará desperdiçando uma grande quantidade de gás. A justificativa para isso está no fato de boa parte do calor gerado pelo fogo acabar sendo passado para o ar e não para a panela.

Cheque o funcionamento do regulador de gás

Como o regulador reduz a pressão do gás que sai do botijão e segue para os aparelhos conectados, é fundamental que o mesmo esteja funcionando com segurança. Verifique o regulador com uma certa frequência.
 

Tampe as panelas durante o cozimento dos alimentos

Preparar a comida que vai ao fogo com a tampa fechada não apenas acentua o sabor dos alimentos, mas torna o processo mais rápido e, consequentemente, o gasto de gás acaba sendo menor.
 

Use mais a panela de pressão

Como a panela de pressão cozinha os alimentos com mais facilidade, ela reduz os gastos e é tida como uma verdadeira aliada da economia de gás.
 

Verifique a cor da chama

Repare na coloração da chama. O ideal é que a mesma esteja azulada. A cor amarela indica que os queimadores do fogão estão desregulados e, por isso, acabam soltando mais gás do que o necessário.
 

Mantenha as bocas do fogão limpas

Caso contrário, os alimentos levarão mais tempo para serem cozidos e o gasto de gás será bem maior.
 

Deixe os alimentos de molho de um dia para o outro

De acordo com os especialistas, essa atitude (válida para alimentos como feijão, arroz, grão de bico, ervilhas secas, grão de soja e semente de trigo) torna o cozimento mais rápido.
 

Descongele previamente

Carnes e outros alimentos que costumam ficar no congelador e são preparados no fogo devem ser descongelados um dia antes do preparo. Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento e, consequentemente, gera uma boa economia do gás de cozinha.
 

Otimize o uso do forno

Quando for assar algo no forno, procure incluir mais de um prato na mesma leva. A cada vez que o forno é ligado, uma grande quantidade de gás é liberada para que ele fique aquecido.

Comentários (0)
Posts Relacionados