Churrasqueira a gás em restaurante é uma boa opção?

Churrasqueira a gás em restaurante é uma boa opção?
Publicado 6 de julho de 2021
Utilizar uma churrasqueira possibilita ampliar e diversificar o cardápio de um restaurante. Nos últimos tempos é grande a tendência de uso de churrasqueira a gás em restaurante por ser um equipamento prático e versátil. Mas você sabe como funciona esse equipamento e quais seus benefícios para os estabelecimentos de alimentação?
Neste texto, vamos detalhar tudo o que o empresário precisa saber na hora de decidir pela compra de uma churrasqueira a gás em restaurante. Sandro Roberto Tomasi, sócio da Tomasi Equipamentos de Alimentação e Refrigeração, explica desde os tamanhos e modelos de churrasqueira ao funcionamento dos equipamentos.
Já Silvia Ogassawala, gerente administrativa da Espetinho Bom, conta a experiência de migração da churrasqueira a carvão para o gás na loja-modelo da rede, que conta com lojas próprias e franquias. Por fim, vamos apresentar também a Ultragaz Churrasco, tecnologia que oferece o gás GLP a granel juntamente com equipamentos de fornecedores homologados.
Uma churrasqueira a gás é indicada para qual tipo de estabelecimento de alimentação?
O equipamento pode ser utilizado por diversos tipos de estabelecimentos. Sandro Tomasi conta que tem entre seus clientes desde bares e casas de espeto a grandes churrascarias e redes de restaurantes.
“A churrasqueira a gás é muito versátil. Como não faz fumaça, pode ser usada em ambiente fechado, como praças de alimentação de shopping, por exemplo. E ela é muito procurada por restaurantes que têm serviço de bufê e querem oferecer carnes como um item adicional”, explica.
Qual o espaço ocupado pela churrasqueira a gás em restaurantes?
Os fabricantes têm uma grande diversidade de modelos de equipamento. Na Tomasi, é possível encontrar churrasqueiras a partir de 60 centímetros de largura, em que são acomodados sete espetos, até 3 metros, para 80 espetos. Existem ainda modelos que podem ser acomodados sobre bancadas.
Silvia Ogassawala, da Espetinho Bom, comenta que a churrasqueira a gás ocupa metade do espaço em comparação com o equipamento a carvão que utilizava anteriormente para manter a mesma produção.
Quais os benefícios da churrasqueira a gás em restaurantes em relação aos modelos a carvão?
A gerente-administrativa da Espetinho Bom destaca a limpeza e a eficiência como principais benefícios da churrasqueira a gás. A rede fez a migração no início de 2020 em sua loja-modelo, instalada na região central de Jundiaí.
“É muito simples operar a churrasqueira a gás, exige menos treinamento da mão de obra. O tempo de cocção é menor, o equipamento atinge a temperatura certa com rapidez e, com isso, o processo todo é mais eficiente. Isso sem falar na limpeza, tanto do ambiente quanto da churrasqueira.”
Sandro Tomasi destaca ainda que a churrasqueira a gás em restaurante pode ser acesa por setores. Dessa forma, é possível manter apenas parte dos queimadores em momentos de pouco movimento.
A Tomasi fabrica modelos de churrasqueira a gás e a carvão e ele vê uma tendência de migração para os equipamentos a gás. “Acredito que mais da metade dos restaurantes hoje já usa churrasqueira a gás.”
A carne preparada na churrasqueira a gás tem diferença de sabor?
O carvão não dá sabor especial à carne e é totalmente possível fazer um excelente churrasco na churrasqueira a gás. Teste cego feito com consumidores a pedido da Ultragaz apontou resultados favoráveis a carnes feitas na churrasqueira a gás tanto no quesito aparência e suculência quanto no aroma.
LEIA NO BLOG: Carne na churrasqueira a gás: tão gostosa quanto a do carvão?
Uma boa demonstração prática de que não há diferença no sabor é a migração da Espetinho Bom do carvão para o gás. Silvia afirma que os clientes não sentiram nenhuma mudança no produto oferecido.
Para Sandro Tomasi, o que faz diferença é saber preparar a carne e operar o equipamento, além, é claro, da qualidade da matéria-prima.
Como funciona a Ultragaz Churrasco?
A solução Ultragaz Churrasco consiste no fornecimento de GLP a granel e a indicação de fornecedores homologados para aquisição da churrasqueira a gás.
Sandro, da Tomasi, que é um dos fornecedores parceiros da solução, explica que há grande variedade de modelos de equipamentos que podem ser utilizados, com espetos e com parrillas.
Silvia Ogassawala explica que na loja-modelo da Espetinho Bom foram instaladas duas churrasqueiras e em uma delas há chapas para preparo de sanduíches, que estão no cardápio da casa. “Pude formatar o equipamento de acordo com a necessidade do restaurante”, explica.
LEIA NO BLOG: Ultragaz Churrasco une churrasqueira a gás e GLP a granel
Ficou interessado em conhecer o funcionamento da churrasqueira a gás em restaurante e da solução Ultragaz Churrasco? Se quiser entender como ela pode ser útil no seu estabelecimento, marque uma conversa gratuita com um consultor da Ultragaz.