A trajetória do Ultra tem sido marcada pelo pioneirismo, e inovação, aplicados de maneira contínua no desenvolvimento de novos produtos, na adoção de novos procedimentos e tecnologias operacionais e, principalmente, no desenvolvimento de novos nichos de mercado. A sustentabilidade é um elemento fundamental em todos os modelos de negócios, e vai além das iniciativas operacionais. O desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas sustentáveis, como faz a Oxiteno, e a definição de novos conceitos para modelos de negócios já consagrados, como o Posto Ecoeficiente da Ipiranga, são exemplos dessa iniciativa.
O Ultra, apontado como um dos líderes no desenvolvimento e na adoção das melhores práticas de governança corporativa no Brasil, utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas como indutor de desenvolvimento e consolidação de sua cultura corporativa. Um dos traços mais marcantes desta cultura é a responsabilidade compartilhada, com base na gestão meritocrática e no alinhamento de interesses. Entre outras iniciativas pioneiras do Ultra estão a abertura de capital, em 1999, simultaneamente nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) e na de New York Exchange (NYSE). Tendo sido a primeira empresa no País a oferecer a todos seus acionistas, no ano de 2000, o direito a tag along a 100% do valor de ofertas pelo controle.
O Ultra atua em negócios de grande capilaridade e abrangência geográfica. A companhia está presente em 26 Estados e no Distrito Federal, cobrindo 85% dos municípios brasileiros. Além do Brasil, o Ultra estende suas operações também a outros oito países, por meio da Oxiteno.
Traços de cultura corporativa unem os diferentes negócios do Ultra e são fundamentados em:
● Marcas fortes
● Ampla escala de operação
● Diferenciação de mercado
● Inovação e sustentabilidade como elementos de gestão
Com base nesses elementos, os negócios do Ultra consolidam posições entre os líderes em suas áreas de atuação.