Ir para o conteúdo

Pilar Social

Confira os principais Projetos Sociais da Ultragaz

A realização de projetos sociais na Ultragaz é uma tradição desde a sua fundação. Nosso engajamento junto às comunidades menos favorecidas motiva funcionários e revendedores a darem continuidade às atividades até os dias de hoje.

A Ultragaz investe em projetos nas áreas de educação, cultura e meio ambiente voltados a crianças e adolescentes de escolas e instituições públicas, além de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Conheça essas iniciativas:

Projetos Educativos

ASA - Associação Santo Agostinho

A parceria entre a Ultragaz e a ASA vem desde 1991. Junto à ONG, a Ultragaz tem ...

Conheça o projeto

Vocação

A Vocação (antiga Ação Comunitária) é uma organização não-governamental que atua na ...

Conheça o projeto
Foto de um senhor de mais idade se consultando com um médico que está sorrindo e segurando laudos nas mãos.

Campanhas Educativas – Parceria Ministério da Saúde e Entidades de Classe

Desde 2008, a Ultragaz investe em campanhas educativas realizadas em parceria com o Governo Federal (Ministério da Saúde), entidades de classe e instituições ...

Conheça o projeto

Pluga Cuca

O objetivo do projeto é oferecer aulas de reforço escolar para estudantes de todo o Brasil para serem acessadas de qualquer lugar onde houver acesso à internet. ...

Conheça o projeto

AFESU

Por meio da parceria iniciada em 2018, a Ultragaz desenvolve um programa de apoio ...

Conheça o projeto

Olga Kos

Em 2020, a Ultragaz firmou parceria com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural ...

Conheça o projeto

ONG Pedra Bruta

Desde 2011 a Ultragaz apoia a ONG Pedra Bruta, localizada em Franca/SP, que oferece aulas presenciais de reforço escolar (matemática, língua portuguesa e inglês ...

Conheça o projeto

Escola de Música e Informática Ultragaz e Lions

Na Escola de Música e Informática Ultragaz e Lions, localizada em Caucaia/CE local, são oferecidas aulas de música e informática para os jovens da comunidade ...

Conheça o projeto

Junior Achievment

Em parceria com a Junior Achievement, a maior organização de educação prática em ...

Conheça o projeto

Ler é Presente

Por meio do projeto, voluntários da Ultragaz têm a oportunidade de contar histórias a ...

Conheça o projeto
Foto de dois funcionários da ultragaz vestidos com uniforme nas cores azul, amarela e vermelha. Ambos segurando presentes e sorrindo. Ao fundo árvores e botijões azuis.

Somar Sustentabilidade

O programa Somar Sustentabilidade visa a capacitação da rede de revendedores da Ultragaz em conceitos e práticas de Sustentabilidade. Mais de 400 revendedores já ...

Conheça o projeto
Foto de quatro meninas vestidas com vestidos amarelos e flores laranja no cabelo, todas segurando bambolês cheio de flores penduradas.

Nossa escola é 10

Realizado em parceria com o BNDES, o projeto tem como objetivo promover a melhoria da educação das escolas públicas brasileiras. Mais que investir na ...

Conheça o projeto

Recriarte Care

O projeto RECRIARTE, da Cooperativa de materiais recicláveis CARE, foi concebido como ...

Conheça o projeto

Somar Sustentabilidade

O programa Somar Sustentabilidade visa a capacitação da rede de revendedores da ...

Conheça o projeto

Nossa Escola é 10

Realizado em parceria com o BNDES, o projeto tem como objetivo promover a melhoria da educação das escolas públicas brasileiras. Mais que investir na ...

Conheça o projeto

Recriarte Care

O projeto RECRIARTE, da Cooperativa de materiais recicláveis CARE, foi concebido como um espaço que oferece atividades extra-curriculares orientadas por ...

Conheça o projeto

Projetos Culturais

Confira os principais projetos sociais da Ultragaz na área da cultura: 

Memória Local na Escola

Por meio do projeto, realizado em 2019, educadores e alunos da rede pública das cidades de Salvador (BA), São Luís (MA), Mesquita (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Marituba (PA) e Ribeirão Preto (SP) tiveram a oportunidade de descobrir mais sobre a história de suas cidades e de pessoas marcantes dessas comunidades, dando voz, principalmente, aos seus moradores.

Com a iniciativa, professores e coordenadores pedagógicos das instituições escolares públicas, em parceria com as secretarias municipais de educação, passaram por capacitações presenciais sobre o tema. Em seguida, o trabalho teve continuidade com estudantes do Ensino Fundamental, que foram instruídos e incentivados a resgatar suas próprias histórias e identificar memórias através de entrevistas com os moradores de suas comunidades. Ao final do trabalho, todo o registro das histórias de vida, memórias, experiências e saberes dos moradores de cada cidade foram materializados em livros, com textos e desenhos elaborados coletivamente pelos alunos participantes do projeto. Com este projeto, 56 escolas foram atendidas, 142 educadores foram envolvidos e 1474 alunos impactados.

 

 Ultragaz Cultural

Projeto criado e mantido com exclusividade pela companhia, promove e dissemina a cultura entre os jovens e crianças de diferentes comunidades através de espetáculos e eventos educativos. Entre 2008 e 2019 atendeu mais de 200 mil pessoas com as atividades como cinema, teatro, oficinas educativas e música clássica e popular brasileira. O Ultragaz Cultural utiliza os incentivos fiscais da Lei Rouanet e conta com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura e das prefeituras das cidades nas quais se apresenta. 

  • 2019 - Carreta Cinema

    Ícone de câmera de vídeo

    Em 2019, realizamos a 18ª edição do projeto, que teve por objetivo levar educação e cultura a todas as regiões do país, em especial a populações que têm menos acesso a atividades como cinema. O propósito é promover a democratização do acesso à cultura, que faz parte dos compromissos de sustentabilidade firmados pela Ultragaz.

    A carreta seguiu por 15 cidades em 11 estados, finalizando em 4 de junho de 2019. Regiões atendidas: São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Betim, Salvador, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Caucaia, São Luís, Belém, Presidente Prudente, Curitiba, Porto Alegre e Campinas. 

  • Ícone de câmera de vídeo

    A bordo de um caminhão-teatro que se transforma em um palco de 45 metros quadrados, o projeto “Um Piano pela Estrada com Artur Moreira Lima e Ultragaz” levou espetáculos a 12 cidades de 11 estados do Brasil. Apresentando concertos gratuitos em espaços públicos, atingiu mais de 10 mil pessoas ao longo de todo o projeto. Cada apresentação contou com a participação de uma ONG local com programas de formação musical para jovens. As cidades atendidas foram:  

    Santos / SP

    Bauru/ SP

    Goiânia/GO

    Belém/PA

    Fortaleza/CE

    Recife/PE

    Nossa Senhora do Socorro/SE

    Feira de Santana/BA

    Belo Horizonte/MG

    Rio de Janeiro/RJ

    Curitiba/PR

    Canoas/RS

           

  • Ícone de câmera de vídeo

    Em seu 17º ciclo, o projeto percorreu o Brasil, iniciando em São Paulo e finalizando em Belém do Pará, cruzando 11 estados e permanecendo 2 dias em 15 cidades. Uma carreta especialmente adaptada e transformada em uma sala de cinema comportando 77 lugares atendeu crianças e adolescentes de escolas e instituições da rede pública, e também as comunidades locais. 

    Confira as cidades:

    São Paulo, Araucária, Canoas, Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Belo Horizonte, Aracruz, Feira de Santana, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Recife, Fortaleza e Belém.

    Confira alguns números da temporada:

    Mais de 11 mil pessoas impactadas

    Estados visitados: 11

    Cidades visitadas: 15

  • icone de câmera de vídeo

    A bordo de um caminhão-teatro que se transforma em um palco de 45 metros quadrados, o projeto “Um Piano pela Estrada com Artur Moreira Lima e Ultragaz” levou espetáculos a 15 cidades de 11 estados do Brasil. Apresentando concertos gratuitos em espaços públicos, atingiu mais de 10 mil pessoas ao longo de todo o projeto. Cada apresentação contou com a participação de uma ONG local com programas de formação musical para jovens. As cidades do roteiro foram: São Paulo (SP) – 28/03, Campinas (SP) – 29/03, Ribeirão Preto (SP) – 31/03, Senador Canedo (GO) – 04/04, Araucária (PR) – 07/04, Canoas (RS) – 11/04, Duque de Caxias (RJ) – 20/04, Betim (MG) - 24/04, Barra de São Francisco (ES) – 26/04, Aracaju (SE) – 02/05, Suape – Recife (PE) – 04/05, Caucaia (CE) – 09/05, Juazeiro (BA) - 16/05, Petrolina (PE) - 17/05 e Salvador (BA) - 22/05.

  • icone de câmera de vídeo

    Em 2016 foi mantido o projeto Carreta Cinema, que durante oito meses percorreu mais de 7.500 Quilômetros, visitou 23 cidades e apresentou 227 sessões de cinema, vistas por 17.781 pessoas. Ao longo dos 16 estados em que o projeto esteve, mais de 80% das pessoas que participaram avaliaram a inciativa como ótima. Cidades visitadas: São Paulo (SP), Campos do Jordão (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Salvador (BA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luiz (MA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Santos (SP), Mesquita (RJ), Vitória (ES), Brasília (DF), Araucária (PR), Florianópolis (SC), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Barueri (SP), Canoas (RS).

  • icone de câmera de vídeo

    Em 2015 , além de cinema e teatro, foram oferecidas oficinas educativas a mais de 13 mil crianças de escolas e instituições públicas de todo o país. O tema trabalhado foi a água e a necessidade da preservação dos recursos naturais. No total, 13 estados receberam o projeto (RS, PR, SC, SP, MG, GO, MT, BA, CE, SE, PE, MA e RJ). As apresentações aconteceram em uma tenda móvel montada em espaços públicos.

  • icone de câmera de vídeo

    O projeto "Ultragaz Cultural - Circuito Cultural" levou sessões de cinema e teatro para as crianças de escolas e instituições públicas nas periferias das cidades. Percorreu 8 cidades.

  • icone de câmera de vídeo

    De 2008 a 2013, a carreta cinema itinerante esteve em cerca de 22 estados, promovendo 1.200 sessões gratuitas de cinema para a comunidade e impactando 117.000 crianças e adolescentes.

  • icone de câmera de vídeo

    A peça, baseada no livro de Patrícia Secco, foi vista por alunos de escolas estaduais e municipais. A história retrata de forma leve e bem humorada como os amigos Dani e Beto descobrem a relação histórica que existe entre os dinossauros, dirigíveis e o gás de cozinha.

  • icone de câmera de vídeo

    Distribuição de livros educacionais nas escolas públicas em parceria com a DPaschoal.

  • icone de câmera de vídeo

    A peça conta a história de João, um menino de 12 anos que vive uma série de conflitos. A separação de seus pais faz com que o garoto amadureça e passe a lidar melhor com seus sentimentos.

  • icone de câmera de vídeo

    Em um espetáculo de teatro e dança, o artista Antônio Nóbrega usa o folclore para abordar os 500 anos do Brasil e a diversidade cultural do nosso País.

  • icone de câmera de vídeo

    Recuperação de antigas partituras de compositores brasileiros e espetáculo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no Teatro Municipal.

Museu Itinerante

Projeto concreto de democratização cultural, o Museu Itinerante levou às mais ...

Leia mais

Tour Virtual Ultragaz Cultural

Desde o ano 2000, a Ultragaz leva projetos culturais a crianças e adolescentes de ...

Leia mais

Siga a Ultragaz nas Redes Sociais