Essencial em todas as residências, o botijão de gás de cozinha deve ser utilizado conforme as recomendações técnicas, garantindo não só uma deliciosa refeição fresquinha a qualquer hora do dia como também total segurança durante a cocção. Confira abaixo dez dicas de segurança para o uso do gás e saiba como aplicá-las corretamente no seu dia a dia.

Nunca faça “extensões” na mangueira de gás

Jamais faça extensões na mangueira de gás, juntando duas ou várias delas. O ideal é que você posicione seu botijão em uma distância razoável, e que não estique demais a mangueira original, que deve ter no máximo 80 centímetros de comprimento. Sempre faça o cálculo do espaço antes de instalar.

Cuidado com o calor na mangueira

Cuidado com o posicionamento da mangueira de gás! Não a deixe posicionada atrás do fogão, pois o calor durante a cocção pode danificá-la e causar vazamentos.

O botijão precisa de locais arejado

Em hipótese alguma mantenha seu botijão de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira. Mantenha o local sempre bem limpo.

Fique sempre de olho no prazo de validade da mangueira

Você sabia que as mangueiras de gás possuem prazo de validade? Normalmente, recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.

Gás e produtos inflamáveis não combinam

Parece uma dica óbvia, mas saiba que é muito importante sempre ressaltá-la. Nunca posicione seu gás perto de armários ou prateleiras que guardem produtos inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, aerossois, alvejantes, entre tantos outros). Em caso de vazamento, eles podem entrar em contato com o gás e causar explosões.

Ralos e caixas de esgoto merecem atenção

Lembre-se sempre de manter o botijão afastado pelo menos um metro e meio de ralos, grelhas de escoamento de água e caixas de esgoto. Isso porque o gás é mais pesado do que o ar, e pode, em caso de vazamento, infiltrar-se nesses locais e causar explosões caso entre em contato com alguma faísca ou chama.

Nada de deitar o botijão!

Muitas pessoas imaginam que, ao “deitar” o botijão, ou seja, ao deixá-lo na posição horizontal, dá para aproveitar o finalzinho do gás e continuar cozinhando. Não faça isso! Além de não cumprir a finalidade (render mais), quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

Não utilize ferramentas para ajustar o regulador de pressão

A instalação do regulador de pressão deve ser realizada manualmente, jamais com o auxílio de ferramentas. Elas podem causar desgaste ou avaria na peça, além de apresentarem o risco de produção de faísca, caso haja atrito com o botijão.

Sempre faça o teste de vazamento

Simples e fácil, o teste ajuda a detectar precocemente qualquer vazamento logo na instalação ou troca do gás. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento. Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, solicite a imediata troca do produto.

Compre apenas produtos confiáveis

Os produtos Ultragaz são fabricados sob as mais rígidas normas de qualidade e segurança. Compre sempre de revendedores autorizados, e verifique sempre a presença do lacre e do rótulo de segurança.