Quer saber como fazer seu gás de cozinha render mais no dia a dia? Reunimos 6 dicas para ajudar a economizar e manter o sabor e a qualidade de sempre. Confira!

“Amoleça” os alimentos

Alimentos mais duros, como é o caso dos grãos - feijão, grão de bico, entre outros - podem ser deixados de molho por algum tempo antes de serem levados ao fogo. Os grãos ficam com a parte interna mais macia quando passam por esse processo, o que agiliza o cozimento.

Corte em cubos

Carnes, raízes e legumes mais duros também podem ter seu cozimento acelerado se forem cortados em cubos menores - caso a receita permita. Evite colocar muita água, preenchendo a panela apenas com a quantidade necessária para ferver e cozinhar os alimentos.

Tampe a panela

Fechar bem a tampa das panelas ajuda a acelerar o cozimento e economiza gás - valendo, é claro, se a receita permitir. Quando for possível, prefira as panelas de pressão, que proporcionam um preparo bem mais rápido.

Pré aqueça o forno sem exagerar no tempo

O pré aquecimento é essencial para o preparo de diversos pratos, mas não é necessário exagerar no tempo. Aquecer por 10 minutos a 200ºC é suficiente - exceto em casos específicos descritos nas receitas em que mais tempo é necessário.

Tamanho das panelas

Evite colocar panelas muito pequenas em queimadores muito grandes ou panelas muito grandes em queimadores muito pequenos. No primeiro caso, a chama fica “para fora”, desperdiçando o potencial do fogo e, consequentemente, gás. No segundo caso, o tempo necessário para o cozimento pode ser muito maior apenas por esse detalhe.

Tudo pronto antes de ir para o fogo

Para preparar os pratos, deixe tudo pronto antes de acender o fogo: alimentos picados, temperados, pia e balcão organizados. Isso significa economia de tempo e também de gás, já que o fogão não ficará ligado sem necessidade enquanto os alimentos são ordenados.