Nos dias mais frios é notável a diferença que faz ter um sistema de calefação residencial, seja para lavar a louça ou tomar banho. Os aquecedores a gás possuem várias vantagens em relação às demais energias e pode ser de grande utilidade para o seu dia a dia. Saiba como funciona.

Aquecedores compactos

A calefação residencial a gás é feita a partir de um aquecedor compacto, que pesa em média 20 quilos. Geralmente, o aparelho é instalado na área de serviço, apesar de poder ser colocado em outro ambiente. Em todo caso, é necessário que a instalação seja feita por um profissional.

Funcionamento

O aquecedor a gás possui um queimador, como aqueles do fogão, e uma serpentina onde circula a água que já foi aquecida. Quando a água passa pelo aquecedor, o fluxostato envia um sinal elétrico para a PCE (Placa de Comando Eletrônico). A partir disso, a PCE monitora os sensores de segurança, acionando a ventoinha e a faísca. Depois, a placa libera a passagem para o gás acender a chama.

Rapidez

Todo esse processo pelo qual o sistema de calefação das casas passa é rápido, e não demora mais do que alguns segundos. Com o aquecedor a gás, não há risco de a água quente ser interrompida de repente.

Economia

Os aquecedores a gás costumam ser mais econômicos em relação a outros equipamentos. Por isso são cada vez mais comuns nas residências.

Qualidade

Os aquecedores a gás têm alta durabilidade, cerca de 10 anos de uso. Além disso, eles possuem ótima pressão, isto é, não é necessário abrir apenas o mínimo do chuveiro para que a água saia aquecida, por exemplo.

Segurança

Esse tipo de aquecedor conta com sensores que cortam o fornecimento de gás, caso haja alguma anormalidade. Porém, assim como o gás de cozinha, esse aparelho também merece atenção especial. Ao primeiro sinal de vazamento, desligue o aparelho e contate a assistência autorizada.