A campanha “Junte Óleo: Ultragaz Coleta e Soya Recicla”, resultado da parceria entre Ultragaz, Instituto Triângulo e Bunge, está em ação desde 2014 e já recolheu desde então mais de 450 mil litros de óleo de cozinha usado, impactando cerca de 250 mil residências. A campanha está presente nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul e São Paulo.

No total, são mais de 380 revendas envolvidas com o projeto. Essas revendas utilizam seus caminhões para a coleta do material nas residências. O que é recolhido acaba destinado à produção de biodiesel e sabão biodegradável. Além de fornecer botijão de gás para a população de todo o país, temos a preocupação de minimizar impactos ambientais diversos.

Projeto recicla material que seria descartado incorretamente 

A cada dois litros de óleo de cozinha entregues nos caminhões Ultragaz, o cidadão recebe em troca duas barras de sabão biodegradável produzido com parte do que é coletado pelos veículos. Outra parte desse óleo recebido vira biodiesel.  

Os caminhões que podem receber as doações possuem faixas indicativas, que falam sobre o projeto. O objetivo da ação é estimular continuamente a população sobre a conscientização em relação ao descarte dessa substância. O público principal a ser atingido é aquele formado pelas donas de casas, que utilizam óleo nas receitas do dia a dia.  

O público recebe dos revendedores um folheto informativo sobre a ação, para auxiliá-los a efetuar a coleta de forma correta em suas residências. O óleo usado deve ser armazenado em garrafas plásticas de dois litros com tampa, evitando vazamentos. O material arrecadado segue para o Instituto Triângulo, que é o responsável pela fabricação do sabão e também pelo envio do óleo para a produção de biodiesel.  

Além da coleta do óleo, há o objetivo de esclarecer sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado desse resíduo. Se a substância é jogada no ralo da pia, pode causar um imenso impacto negativo no meio ambiente: cada litro de óleo de cozinha pode contaminar até 20 mil litros de água!