Quando nos mudamos para uma casa nova, sempre fazemos um checklist mental do que é necessário: caminhão, caixas para embalar a mudança, local dos móveis, um novo botijão de gás, pintura, entre outros.

Preparamos para você uma lista com algumas tarefas e pontos importantes para decidir antes da mudança, garantindo uma chegada com tranquilidade e conforto no novo lar. Confira!

Um mês e meio antes

● Transportadora: a partir do momento da decisão de se mudar, é preciso começar a verificar como a mudança ocorrerá. Essa é a hora ideal para solicitar orçamentos para transportadoras e carretos, pois assim você terá tempo hábil para escolher o melhor serviço que também ofereça o melhor preço.
● Self storage: para quem precisa armazenar os móveis até a mudança ou mesmo após, o serviço de armazenamento de bens é a solução ideal. Também é o momento certo para solicitar orçamentos e visitar os depósitos.
● Pets: verificar as necessidades no transporte de animais de estimação e como será a logística para o deslocamento seguro e confortável deles.
● Itens para a casa nova: momento certo para começar a comprar possíveis itens necessários para a casa, sobretudo se ela precisar de uma pequena reforma.

Um mês antes

● Limpando os armários: é hora de começar a separar as coisas que não são utilizadas com frequência. Aproveite para reservar alguns itens e doar para instituições de caridade.
● Encaixotando: já é possível iniciar a embalagem de itens que não são usados no dia a dia, como louças especiais, taças, edredons, cobertores, almofadas, entre outros. A dica é deixar apenas uma quantidade suficiente para ser utilizada nos dias que antecedem a mudança.
● Correspondência: para evitar problemas futuros na entrega de correspondências, sobretudo se você está se mudando para bairros mais distantes do que o atual, comece a solicitar a mudança de endereço no banco, nas seguradoras, nas assinaturas de revistas e jornais, e outros serviços do tipo. No caso das empresas provedoras de internet e TV a cabo, o ideal é fazer a troca poucos dias antes da saída, evitando que o sinal seja cortado antecipadamente.
● Caso você more em prédio, comunique ao síndico e ao zelador a data e o horário da mudança.

Uma semana antes

● Solicite um novo botijão de gás caso sua nova residência seja uma casa, ou confirme se o abastecimento de gás de seu novo apartamento é de gás GLP para verificar se há necessidade de contatar uma assistência técnica e agendar uma possível transformação de seu fogão.
● Visite a casa nova para verificar se está tudo pronto.
● Inicie a limpeza da nova casa e organize a casa antiga para entregá-la em perfeitas condições ao novo morador.
● É hora de limpar a geladeira: consuma os alimentos, embale-os ou doe-os.

Após todo esse processo, já é possível organizar tudo na casa nova. Boa mudança!