O segmento de pizzarias no Brasil está em constante crescimento. Mais de um milhão de pizzas são consumidas diariamente no país (dados APUESP, 2016) e cada vez mais estabelecimentos surgem para fornecer ao público esse sabor que já faz parte da rotina de grande parte da população.

Justamente pelas amplas possibilidades de escolha do cliente quando o assunto é pizza, se destacar torna-se imprescindível para os empresários deste ramo. E, mais do que isso, fidelizar clientes e oferecer vantagens e qualidade para eles.

Existe fórmula?

O que faz um cliente sempre realizar seus pedidos no mesmo local? Facilidade? Proximidade? Praticidade? Preço? Qualidade? Inovações? Ou um pouco de cada? Apesar de não existir uma fórmula fechada e ideal, certamente os detalhes fazem grande diferença no dia a dia de um empreendimento como este.

Fator humano

As pessoas fazem a diferença, e não só aquelas que pagam pelo seu produto, mas sobretudo as que fazem o seu negócio caminhar. Os recursos humanos são o grande diferencial em qualquer segmento, pois o tratamento dispensado à clientela é o que vai dizer se esse público voltará ou não a consumir seu produto. Um atendimento de qualidade e bons profissionais produzindo os alimentos contam muitos pontos extras na conta final do sucesso.

Utilize a internet como aliada

Em tempos altamente conectados, deixar de utilizar as redes sociais e os websites como canais de comunicação com os clientes pode ser um erro. Aproveite esses espaços para receber sugestões, fazer promoções exclusivas para estes canais, criar enquetes para novos sabores, atender dúvidas e até mesmo reclamações, e criar um espaço de compartilhamento e troca com os seus clientes.

Qualidade

Ingredientes apropriados e insumos de qualidade, quando aliados aos conhecimentos de um bom profissional no preparo do produto, são certamente um passo à frente. Mas isso nem sempre significa impacto nas contas do estabelecimento, ao contrário do que se pode imaginar. Repensar a estrutura do negócio de forma a redirecionar os custos para o bem-estar do cliente é essencial.

Um dos primeiros passos, que não só refletem na saúde do bolso da sua pizzaria, mas também na saúde dos funcionários e do meio ambiente, é a substituição do forno a lenha pelo forno para pizza a gás. Com sabor excelente e cozimento uniforme, o forno a gás economiza espaço, recursos financeiros e ainda agiliza a produção sem que haja declínio na qualidade.

Contato

Você costuma oferecer promoções especiais para clientes assíduos? Atende reclamações com cortesia e delicadeza? Treina seus entregadores para que eles tenham uma postura positiva com os clientes? Pensar em como você gostaria de ser atendido é um grande passo para trazer essa humanização aos processos do seu estabelecimento, criando uma conexão de clientes cada vez mais fiéis e que falam bem do seu negócio.