Utilizado em todo o território nacional no preparo do alimento de milhares de família, o gás de cozinha deve ser instalado de forma segura para uma correta utilização. O local em que ele é posicionado durante o uso é de extrema importância. Mas afinal, é melhor colocar o botijão dentro da cozinha ou fora? Como instalar botijão de gás fora da cozinha da maneira certa? Confira!

Dentro ou fora de casa: onde o botijão deve ficar?

O ideal é que o vasilhame fique posicionado sempre na parte exterior da casa. Se não há como colocá-lo na área externa da residência, é necessário que ele fique fora da cozinha - na lavanderia ou área de serviço, por exemplo, sempre em local bastante arejado, próximo a janelas. Se o seu caso é este, opte, quando possível, pelo botijão de gás pequeno - P5, que ocupa uma área menor do que o clássico de 13 quilos.

O botijão deve sempre permanecer protegido da incidência de raios solares, ventos e chuvas. No entanto, jamais deve ficar em compartimentos fechados, como armários, gabinetes, porões e outros locais confinados, pois isso pode causar explosões graves em caso de vazamento.

Dentro ou fora de casa, o botijão deve ficar distante de tomadas e interruptores, que podem gerar faíscas. Também é importante manter distância de ralos, pois o gás pode se armazenar neles em caso de vazamento.

E o botijão de gás com capa, é seguro? Não é indicado o uso de capas no recipiente de GLP, pois são produzidas em tecido ou plástico, materiais facilmente inflamáveis e que podem provocar o rompimento da mangueira e causar explosão em caso de vazamento.

E uma última dica importante: adquira seus botijões somente em revendas autorizadas, eliminando assim o risco de comprar produtos adulterados.