O uso do botijão de gás é totalmente seguro e prático. Presente na maior parte dos lares brasileiros fornecendo energia para o cozimento de alimentos, para o aquecimento da água e para diversos outros fins, o é parte importante do dia a dia das famílias de todo o Brasil.

Para garantir a utilização correta, é necessário ficar atento na hora de trocar ou comprar novos acessórios para o botijão. Confira dicas!

Como instalar mangueira de gás?

Basicamente, os acessórios necessários para utilização do botijão são a mangueira de gás e a válvula. Ambos precisam estar em excelentes condições, e dentro do prazo de validade. A duração da mangueira e do registro de gás é de no máximo cinco anos, e é preciso fazer a troca após esse período.

A mangueira pode ser de plástico ou de metal, e não pode ter emendas ou ficar esticada. Sempre verifique se ela e o regulador de pressão / válvula de gás possuem marca do Inmetro, o que garante a procedência e a qualidade das peças.

Como instalar mangueira de gás nova no fogão? Basta retirar a mangueira antiga e encaixar a nova no “bico” de entrada de gás do fogão, de forma que ela fique firme e bem inserida, e finalize com a braçadeira adequada. Depois, encaixe a outra ponta no regulador, também certificando-se de que ela está bem presa, e também finalize com a braçadeira.

Antes de usar o fogão, faça o abra o registro e passe espuma de detergente ou de sabão nas duas extremidades da mangueira. Verifique se ocorre o aparecimento de bolhas, que são indicativas de vazamento. Caso ocorra, feche o registro e repita a instalação, repetindo também o teste, até que as bolhas desapareçam.