Existem muitas e muitas maneiras de utilizar o gás com segurança, e são dicas simples e rotineiras que garantem isso.

Reunimos abaixo cinco dicas super fáceis de seguir no dia a dia!

Como trocar o gás?

Essa é uma dúvida frequente. Como trocar gás do jeito certo? Em primeiro lugar, nunca utilize qualquer tipo de ferramenta - chave de fenda, alicates ou outros do tipo - para conectar ou desconectar a válvula de segurança do botijão de gás. Isso pode causar avarias no dispositivo e provocar faíscas quando batem na parte externa no recipiente de gás, podendo até causar explosões.

Sempre faça o teste da espuma após a troca, aplicando com a ajuda de uma esponja macia bastante espuma de sabão em volta da conexão entre a válvula e a rosca do botijão, e entre a válvula e a mangueira de gás. Se subirem bolhas de ar, há vazamento e o procedimento de troca deve ser repetido. Após a nova troca, repita o teste. Se as bolhas persistirem, peça à revenda a substituição do botijão.

O botijão pode ser guardado em armários?

A resposta é não. Os botijões devem sempre ficar na parte externa, em local protegido do sol, da chuva e dos ventos em abrigo ventilado preparado especialmente para abrigá-lo. Caso não seja possível deixá-lo ao lado de fora, mantenha-o longe do fogão, preferencialmente em locais ventilados como a lavanderia ou área de serviço.

O que fazer em caso de vazamento?

Se sentir cheiro de gás dentro de casa, não use o celular nem qualquer outro aparelho elétrico, não acenda a luz nem acione interruptores elétricos, não fume nem acenda fósforos e isqueiros. Feche o registro do botijão e abra bem todas portas e janelas da residência. Entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros da sua região.

Deitar o botijão faz ele render mais?

De jeito nenhum! Além do mais, esse é um procedimento arriscado, pois pode causar vazamentos e até mesmo explosões. O botijão deve permanecer em pé, tanto no uso quanto no armazenamento.

O botijão precisa ter lacre?

Ao comprar o botijão, verifique se ele traz o lacre obrigatório da Ultragaz. Caso não tenha, recuse. Também recuse se apresenta amassados, enferrujados e estiver com as alças soltas.