O composto químico dentro do botijão de gás da cozinha é o gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como GLP. Além de ser um dos combustíveis mais acessíveis para alimentar as chamas do fogão, forno e até sistemas de aquecimento de água e aquecedores climáticos residenciais, ele também é amplamente utilizado nas mais variadas atividades comerciais.

Como o GLP pode ser embalado e comercializado em diferentes tamanhos de botijões de gás e cilindros, sua utilização vai muito além das residências, tornando-se uma das fontes de energia mais econômicas, práticas e não poluentes para uma infinidade de atividades comerciais. Entre as suas possibilidades quase inesgotáveis de utilização, veja como o GLP é empregado em diversas situações.

Restaurantes

O GLP é fundamental para alimentar diversos utensílios de uma cozinha industrial. Além do próprio fogão industrial, apto para preparar grandes volumes de refeições, os fornos profissionais e de grande porte, caldeirões, aquecedores de alimentos prontos, chapas, sistemas de aquecimento de água podem ser alimentados através dos cilindros do Ultrasystem.

Até mesmo os fornos de pizzas e churrasqueiras podem substituir a queima da lenha e do carvão, responsáveis pela emissão direta de poluentes no ar, pelo calor gerado pelo gás de cozinha.

Academias de ginástica

]Para reduzir os custos com o consumo de eletricidade, muitas academias de ginástica aproveitam a eficiência calorífica do GLP para aquecer seus chuveiros, piscinas e também o vapor de água de suas saunas. Estima-se que a economia gerada pelo GLP em comparação aos dispositivos elétricos chegue aos 30% nesses estabelecimentos.

Centros comerciais

Muitos equipamentos usados na manutenção de centros comerciais funcionam com GLP. Os cortadores de grama, por exemplo, podem funcionar a gás, dispensando outros combustíveis fósseis que emitem gases poluentes. O mesmo se aplica aos varredores e polidores de piso, refrigeradores de água e até sistemas de climatização e aquecimento. Vale lembrar que o GLP também pode ser utilizado para alimentar geradores de energia em casos de emergência., substituindo a energia fornecida pela rede elétrica.

Muito mais

Para conferir outras aplicações do GLP, clique aqui.