Uma casa aconchegante pode trazer toques únicos de modernidade aliados ao conforto, potencializando o clima intimista e exclusivo. O cooktop é, certamente, um desses toques, e que proporciona uma praticidade essencial para a cozinha.

Cooktop a gás: economia descomplicada

O cooktop surgiu como uma alternativa aos fogões comuns, e são utilizados em ambientes que requerem espaço planejado, principalmente. Como o seu nome diz, ele é um “fogão de mesa”, que pode ser colocado sobre bancadas, deixando livre o espaço que seria ocupado por um fogão tradicional.

Os modelos estão cada vez mais avançados, oferecendo aos consumidores diferentes materiais (vidro, inox), possibilidades de cocção (2, 4 ou 5 bocas)

Os modelos de cooktop a gás GLP são, segundo informações de diversos fabricantes, os mais econômicos do mercado. Além disso, são fáceis de instalar.

Conservando o cooktop

Após escolher e adquirir seu novo fogão de mesa abastecido pelo gás GLP, é preciso cuidar dele adequadamente, garantindo a durabilidade e o desempenho do eletrodoméstico.

Manchas que não são removidas ou que demoram a ser limpas podem danificar permanentemente a superfície do eletrodoméstico. Sujou? Limpe o mais rápido possível, preferencialmente quando a mesa ainda estiver morna, soltando mais facilmente a sujeira.

Ao limpar, prefira produtos específicos para este fim ou use a infalível combinação esponja macia + água (que pode ser morna ou fria) + detergente neutro + pano macio úmido. Evite álcool, limpadores, materiais abrasivos e esponjas de aço.

Para higienizar a região dos botões não há necessidade de removê-los. Basta - com o gás desligado - girá-los e limpar ao redor. No caso das grelhas, retire-as e lave-as normalmente com sabão e água corrente. Antes de posicioná-las novamente no cooktop, seque bem. Na moldura da peça, há a possibilidade de uso de pastas de limpeza próprias, porém aplique em pequena quantidade e remova delicadamente com toalhas de papel. Caso a sujeira continue grudada, utilize uma espátula própria para a remoção.

Os queimadores podem ser lavados como nos fogões clássicos. Basta removê-los, fazer a limpeza, enxaguar e reposicionar no cooktop.