Seja qual for a época do ano, um banho na temperatura certa sempre proporciona conforto e relaxamento. O aquecedor a gás é a escolha ideal nesse sentido, pois oferece temperatura estável, economia e praticidade. Porém, para aproveitar o melhor do seu aquecedor, é necessário seguir algumas dicas de uso e de cuidados que aumentam a vida útil do equipamento.

Atenção às especificações técnicas

Seja qual for o modelo do aquecedor a gás, é essencial respeitar as especificações técnicas presentes no manual do produto, sobretudo aquelas que se referem à instalação.

Tipo de gás

Sempre verifique antes da compra qual é o tipo de gás indicado nas especificações do aparelho. Isso evita a necessidade de conversão ou troca após a aquisição. Jamais utilize um aquecedor a GLP em uma tubulação de gás natural e vice-versa, pois isso danifica o equipamento e pode causar problemas sérios, como vazamentos.

Ventilação

A ventilação adequada é essencial para a segurança e o bom funcionamento do aquecedor a gás, que jamais deve ficar confinado em local que não receba ventilação permanente. Os aquecedores de água precisam de uma chaminé para a condução dos gases que resultam da combustão.

Cilindros de gás

Sempre fique atento: só compre cilindros de GLP de revendas autorizadas Ultragaz. O cilindro precisa estar em excelentes condições, sem avarias como amassados, ferrugens ou outros danos, e deve conter a marca do INMETRO. Cilindros adquiridos em pontos de venda clandestinos podem causar seríssimos riscos.

Manutenção

Fazer a manutenção anual do aquecedor a gás com uma empresa qualificada garante uma duração maior do equipamento e ajuda a detectar possíveis problemas precocemente. Além disso, as empresas especializadas fazem a medição e análise dos os gases liberados, além de verificar a pressão do gás na rede. Jamais manipule a instalação sem orientação técnica especializada, pois isso pode causar acidentes.