Que a pizza é uma das grandes paixões nacionais não há dúvidas. Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), são consumidas diariamente mais de 1 milhão de pizzas no país, sendo que mais da metade desse montante - 572 mil - são comercializadas só na cidade de São Paulo todos os dias.

Cada vez mais as pizzarias adotam o forno a gás no lugar do forno a lenha, tanto pelos benefícios ambientais e na saúde dos funcionários quanto pela economia e otimização do processo de produção, proporcionando ao consumidor um sabor único e uma qualidade superior.

Reunimos 5 dicas de pizzaiolos para que você reproduza em casa os melhores sabores das pizzarias no seu forno com o melhor gás de cozinha disponível para este fim e faça uma agradável reunião entre a família e os amigos. Confira!

A massa deve ser bem sovada, e precisa descansar na geladeira por três horas antes de ser aberta. Após o descanso, corte a massa em pedaços de aproximadamente 200 gramas (para uma pizza de tamanho tradicional, com 8 pedaços e massa fina) e deixe-os descansando por mais uma hora. Depois desse processo, é hora de abrir e rechear.

Ao abrir a massa não afine a borda, pois isso pode atrapalhar na hora de rechear.

É possível fazer um rodízio de pizza para um jantar especial. Basta variar nos recheios da mesma massa, criando diversos sabores no mesmo disco de pizza.

Prefira molho de tomate caseiro, que é mais saudável e muito mais saboroso. Prepará-lo é simples: pique grosseiramente 5 tomates maduros e leve ao fogo. Quando estiverem soltando água, acrescente alho picado, azeite, cebola picada e orégano. Deixe soltar mais um pouco de água, e quando estiver quase seco acrescente uma colher de sobremesa de vinagre e deixe apurar. É possível congelar para uso posterior.

A farinha utilizada faz toda a diferença para a consistência e leveza da massa. Um tipo de farinha denominado “00” é o mais indicado pelas melhores pizzarias e pode ser encontrado em empórios e casas especializadas. Essa farinha é bastante fina, com consistência similar a um talco, e por isso pede menos água para ser hidratada.