10 dicas para armazenar corretamente o botijão de cozinha

Tem dúvida sobre quais são as principais orientações quando o assunto é instalar e armazenar corretamente o botijão na sua residência? Veja 10 dicas essenciais abaixo:

1) Não posicione os botijões em locais confinados, como dentro de armários, embaixo de pias, em vãos de escada, ou qualquer outra estrutura fechada.

2) Caso sua residência precise de uma casa de gás - construções feitas especialmente para esse fim - ela precisa ser projetada conforme as normas técnicas, garantindo a segurança dos moradores.

3) Via de regra, o botijão deve permanecer do lado de fora da residência. Caso não seja possível, mantenha-o preferencialmente fora da cozinha (na área de serviço ou lavanderia, por exemplo), com uma mangueira extensa o suficiente para não ser esticada, o que pode causar rachaduras e quebras.

4) Quando posicionado fora da residência, o botijão deve ficar em local coberto e arejado, protegido de chuvas, raios solares e ventos.

5) O uso da botijão de gás com capa não é seguro. Feitas em diversos materiais, como tecido e plástico, as capas podem pegar fogo e causar explosões em caso de vazamento de gás.

6) Mantenha distância de ralos e grelhas, que tendem a armazenar o gás em caso de vazamento.

7) Ao trocar o botijão, jamais role o recipiente pelo solo. O vasilhame deve ser transportado na posição vertical.

8) Manuseie os botijões de gás com cuidado. Não deixe que sofram pancadas ou quedas.

9) Nunca posicione o botijão de forma inclinada ou “deitada”. Independentemente do espaço ocupado por ele, é essencial que ele permaneça na vertical.

10) O recipiente deve ficar longe de prateleiras ou armários que contenham substâncias inflamáveis como querosene, álcool, removedor, inseticidas e outros.