Por ser um local que concentra uma série de atividades diárias, tanto para quem mora só quanto para quem tem uma família maior, a residência precisa sempre ser cercada por cuidados específicos.

Seguindo as dicas corretas, sua casa estará sempre em total segurança! Veja algumas dicas importantes abaixo.

Cuidados essenciais

Tomadas

É muito comum adotarmos em casa a utilização de benjamins - aquelas peças em formato de “T” que, quando conectadas a um ponto de energia, criam mais espaços para a conexão de outras tomadas - para a ligação de mais de um aparelho em um mesmo ponto, sobretudo em ambientes como salas e quartos. Televisão, videogame, DVD, ventilador, celular, telefone sem fio, roteador… Ufa! Imagine quanta energia passa por apenas um ponto!

Por conta dessa alta requisição de energia, o risco de curto-circuito é grande, inclusive quando não há ninguém na casa. Portanto, muito cuidado.

Panelas

Na cozinha, toda atenção é necessária, a começar pelas panelas com óleo quente. O risco, além das queimaduras caso a panela vire, é o fogo. Há a possibilidade do óleo aquecer excessivamente e pegar fogo. Jamais tente usar água caso isso ocorra, pois o choque térmico pode causar explosões sérias.

Vazamento de gás

O GLP é um dos combustíveis mais seguros que existem, mas também requer alguns cuidados básicos. Evite gambiarras para aumentar a durabilidade do botijão de gás além de não terem resultados efetivos, elas ainda podem colocar sua segurança em risco. Deitar o botijão, por exemplo, pode causar vazamentos. Mangueiras em mau estado ou com o prazo de validade vencido também podem aumentar o risco de vazamento, bem como braçadeiras mal ajustadas.

Caso sinta cheiro de gás, abra todas as janelas e calce um chinelo ou sapato para evitar o atrito dos pés com o chão. Não acenda nenhum interruptor, evitando a geração de faíscas.

Micro-ondas

Jamais coloque na parte interna do forno de micro-ondas quaisquer utensílios com partes metálicas ou totalmente metálicos. As faíscas criadas a partir do contato do metal com as ondas do eletrodoméstico podem causar explosões sérias.