Assim como a instalação de gás de cozinha, os cilindros de GLP comerciais também exigem cuidados específicos. Confira como armazenar e instalar o botijão de gás comercial.

Local de instalação de gás em edifícios

Os cilindros de gás não podem ficar embaixo dos prédios, mas sim em locais ventilados para evitar vazamentos. As instalações de gás em edifícios devem ficar afastadas 1,5 m dos ralos. Assim, caso haja um vazamento, não há risco de confinamento. Também é necessário que essas instalações estejam a cerca de 3 metros do lixo e de qualquer material inflamável, como madeira e papel, e de chamas abertas, como tomadas e lâmpadas. Fogões e aquecedores também devem estar distantes a pelos menos 6 metros.

Como em alguns prédios a tubulação de gás fica localizada no térreo, é importante deixá-la cerca de 3 m do estacionamento e da passagem dos carros, assim como 1,5 m de janelas e portas.

Profissionais credenciados para instalação predial

As instalações e manutenções do sistema de gás devem ser feitas por engenheiros credenciados da empresa. Mais do que registro no CREA, o fabricante precisa ter em seu quadro de funcionários engenheiros habilitados. Isso evitará problemas futuros em caso de acidentes.

Instalação do sistema de gás

Os botijões de gás comerciais devem ser instalados por um instalador de gás habilitado com o apoio de um engenheiro. Nesse momento, a empresa de engenharia deve fornecer a ANT (Artigo de Anotação Técnica). Os cilindros deverão ser colocados sobre uma base sólida, como laje coberta, a fim de evitar a oxidação dos componentes. Não é recomendável colocar sobre o solo ou a grama.

A Ultragaz conta com o sistema de fornecimento de GLP Ultragaz Ultrasystem, uma solução completa para o fornecimento de gás para condomínios, além de pequenos e médios negócios.

Em todo o caso, é fundamental seguir as recomendações do fabricante e dos engenheiros. Se for necessário mudar o botijão de posição, é preferível chamar um técnico para cuidar disso. Apesar de ser muito útil para o dia a dia, o gás não pode ser manuseado de qualquer forma, com riscos sério a segurança de todos.