Você sabe o que é gás metano e quais são suas aplicações? Reunimos abaixo algumas informações sobre ele.

Incolor e inodoro, este é um gás amplamente encontrado na natureza. Seu uso principal é como combustível, e ele é resultado de uma série de processos, como por exemplo:

Extração de combustíveis minerais, sobretudo o petróleo
Decomposição de lixo orgânico em aterros sanitários
Diversos processos industriais
Produção de combustíveis fósseis como gás e carvão
Queima de combustíveis fósseis
Atividade pecuária
Metabolismo bacteriano
Decomposição de animais
Decomposição de material orgânico, como a madeira
Reservatórios de hidrelétricas

Utilidades do gás metano

Considerado um biogás, o metano já é utilizado como combustível alternativo em diversos lugares do país, sobretudo para veículos como ônibus e caminhões. Também pode ser usado como base para a fabricação de substâncias como cloreto de metila, etanol, dióxido de carbono, acetileno, diclorometano e amônia.

O manejo adequado do metano evita desperdícios de energia e a poluição. É cada vez mais comum em propriedades rurais, como fazendas, o uso do biogás resultante do metano para a execução de tarefas como aquecimento da água e iluminação, impactando em economia. É uma opção sustentável e que transforma um gás poluente em excelente fonte de energia.

Agora que você sabe o que é gás metano, é importante saber que ele também possui um outro lado: se não transformado em matéria-prima utilizável, ele é um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. Cada vez mais se faz necessária a análise de novas formas de reutilização e aplicação deste gás, que é uma fonte excelente de energia e um combustível mais limpo.