O Programa Voluntariado, em parceria com o Instituto Junior Achievement é coordenado pela área de sustentabilidade da Ultragaz e está alinhado com o pilar “Bem-Estar”, da Política de Sustentabilidade da empresa. Desde 2010, a Ultragaz apoia a Junior Achievement como mantenedora, e incentiva seus colaboradores a participarem das ações como voluntários.

Em 2016, a Ultragaz aumentou o número de colaboradores envolvidos com o Projeto para 231 voluntários, impactando 2.371 alunos de escolas, sendo 2.072 horas de trabalho voluntário para a comunidade em 13 estados do Brasil.

Os interessados a participar do projeto são previamente capacitados pela Junior Achievement em temas de empreendedorismo, finanças, negócios, meio ambiente, inovação, entre outras. Posteriormente, eles aplicam seus conhecimentos em escolas estaduais e municipais do entorno das bases e matriz da empresa.

A fim de inovar o Programa, a Ultragaz criou o “Portal do Voluntariado Ultragaz”, onde os colaboradores fazem a inscrição nos temas de seu interesse, inserem e trocam fotos de suas aplicações nas escolas e comentam suas experiências. Com isso, eles ficam conectados com os voluntários de todas as bases de operação Ce matriz Ultragaz durante todo o ano e também inserem suas próprias ações voluntárias, sejam de iniciativas de bases ou iniciativas próprias.

A Ultragaz conta como diferencial a Política de Voluntariado, assinada pelo Diretor Presidente no qual incentiva a participação dos colaboradores em participar da ação e aumenta a atuação do projeto.