A Ultragaz, em parceria com o Instituto Avisa Lá e Museu da Pessoa, desenvolveu uma ação de preservação cultural e histórica. Apresentamos o Projeto Memória Local! 

Tal projeto esta acontecendo em sete cidades onde a Ultragaz está presente: Salvador (BA), São Luís (MA), Duque de Caxias (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Belém (PA) e Ribeirão Preto (SP). O Projeto Memória Local busca preservar as histórias dessas comunidades, por meio de atividades integradas entre alunos e professores.

“O Projeto vem resgatando as histórias de diversas cidades, dando voz principalmente aos seus moradores, como pessoas comuns, que devem ser conhecidas e lembradas. Dessa forma, a história local é valorizada e trabalhada desde cedo”, Sônia London, Diretora Executiva do Museu da Pessoa.

Além de proporcionar uma educação e valorização da comunidade, é uma forma da Ultragaz se conectar com as pessoas e colocá-las como protagonistas da transformação.  “Ajuda a desenhar o futuro que queremos para nossas cidades, sem esquecer do passado que nos permeia”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da companhia. 

Na prática foram realizadas oficinas online e encontros com professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais participantes com orientações e conteúdo voltados à arte e à história. Com isso, as escolas irão propor aos alunos atividades que englobem  as duas matérias e a relação com às cidades. 

Ao final, o que foi produzido pelos estudantes será compilado em um e-book que ficará disponível no site do Museu da Pessoa e da Ultragaz. As escolas também farão uma exposição para o público local.