Fundamental para todas as residências, o botijão de gás nem sempre combina com a decoração. E, por ser um objeto altamente inflamável, se quiser escondê-lo, é necessário tomar alguns cuidados. Confira.

Área externa

O ideal é guardar o botijão em uma área externa. Caso você more em apartamento e não tenha esse espaço, você pode colocá-lo embaixo da pia ou de alguma janela. Vale notar que esses ambientes devem estar longe de tomadas e outras fontes de calor e eletricidade, além de contarem com paredes de concreto.

Biombo

Outra alternativa para esconder o botijão é optar por um biombo, que funciona como uma casinha para botijão de gás. Além de tampar o item desejado, dependendo do biombo, ele pode servir ainda para complementar a decoração e deixá-la ainda mais bonita.

Ventilação

Na hora de guardar o botijão de gás, é importante determinar um espaço para ventilação. Se optar por um armário para botijão de gás, com a utilização de uma furadeira você pode fazer um furo próprio para a mangueira.

Acessórios específicos

Já existem no mercado alguns acessórios específicos que garantem a proteção para botijão de gás. Esses itens são capazes de proteger a mangueira e a válvula de segurança, dificultar o acesso de animais e crianças próximo ao botijão, e ainda proporcionam a ventilação adequada.

Cobertura

Nunca cubra o botijão com materiais inflamáveis, como capas de plástico e tecido. Em caso de vazamento de gás, esses materiais podem causar um incêndio, colocando todos os moradores em perigo.

Grelhas

Para garantir a segurança, também é importante não deixar o botijão próximo de ralos e grelhas. O gás pode se infiltrar nesses locais e causar possíveis explosões.

Dúvidas

Se tiver dúvidas específicas sobre onde colocar o botijão, tipo de material que pode ficar próximo ou precisar de outro suporte, ligue para a empresa responsável pelo gás da sua região.