Afinal, qual é o melhor lugar da casa para armazenar de forma correta o botijão de gás? O lado externo da residência é, de fato, o mais recomendado? E se a casa não contar com uma área externa, o que deve ser feito? Confira!

Onde armazenar o botijão de gás?

O botijão de gás de cozinha de 13 quilos é o mais utilizado nas casas de todo o país. Para residências com uso menos frequente do gás - normalmente, em locais com apenas um morador - o vasilhame de cinco quilos também costuma ser o escolhido.

De modo geral, é recomendado que ele fique posicionado na parte externa da casa, pois há espaço de ventilação adequado.

Caso haja vazamento de gás, é necessário que o local ofereça espaço para que o combustível se dissipe no ar. Se ocorrer o escape em ambiente interno, o gás fica retido no ar e ao sinal de qualquer faísca podem ocorrer explosões sérias.

Ao posicionar o vasilhame na parte externa, é preciso que a mangueira tenha o tamanho adequado, sem ficar esticada demais nem dobrada demais. Prefira os modelos de cobre, que são mais resistentes e jamais faça emendas. Se a mangueira que você possui em casa não chega corretamente à parte externa, substitua.

Proteger o botijão das ações naturais - vento, chuva, sol, etc - é essencial para conservar corretamente a sua parte externa. Se o recipiente não ficar em local coberto, é recomendada a construção de um abrigo específico para esse fim. Ele precisa ter espaço suficiente para que a mangueira não precise ser dobrada e contar com uma estrutura que permita a ventilação adequada.

Jamais improvise um abrigo em armários fechados, balcões com portas e outros móveis do tipo. Eles não oferecem passagem de ar e podem contribuir com acidentes em caso de vazamento.

Se a sua residência não possui área externa que acomode o gás, sempre posicione o botijão próximo a janelas e locais arejados e longe da incidência direta do sol e do calor. Não acenda a luz nem ligue equipamentos elétricos em caso de suspeita de vazamento ou cheiro de gás. Contate o Corpo de Bombeiros para que os profissionais verifiquem a situação com total segurança.