Ter um ar condicionado no ambiente é essencial, sobretudo nos dias mais quentes. O aparelho ajuda a deixar a temperatura mais agradável, independentemente do tempo que esteja fazendo lá fora. Quando bem instalados e bem cuidados, esses itens duram bastante tempo. Mas e o gás para ar condicionado, que funciona como o combustível do aparelho? Quando deve ser feita a sua troca?

O gás do ar condicionado não acaba. Se o proprietário perceber que falta gás, é porque houve uma falha na instalação, danos na tubulação, envelhecimento do sistema ou então o aparelho veio com uma quantidade insuficiente da fábrica.

Vazamento de gás do ar condicionado

Quando ocorre um vazamento de gás, o ar condicionado refrigera menos. Se essa situação se prolonga, o aparelho pode não ligar ou desligar automaticamente depois que for ligado. Para averiguar se o problema é realmente o combustível da máquina, é preciso que um profissional de climatização faça os testes necessários. Caso o ar condicionado ainda esteja na garantia, você pode chamar a Assistência Técnica do Fabricante ou uma independente, se o prazo já tiver passado. Apenas esse profissional especializado pode fazer o diagnóstico e, se for necessário, colocar gás no ar condicionado.

Manutenção do aparelho

Quem faz a manutenção frequente desse tipo de aparelho tem menos chance de se deparar com surpresas ao longo do tempo, como os problemas com gás de ar condicionado. Além disso, cuidar sempre do aparelho faz com que ele refrigere com mais eficiência o ambiente.

Uma das principais recomendações dos fabricantes é quanto à limpeza. Eventualmente, é importante chamar um profissional especializado para fazer a higienização correta, que além de tirar o acúmulo natural de poeira, também ajuda a evitar o surgimento de microorganismos e até a proliferação do mosquito da dengue.

A higienização correta evita alergias, doenças e ajuda a reduzir o consumo de energia. Isso ocorre porque, livre de sujeiras, o ar pode circular com mais facilidade, garantindo a refrigeração esperada e sem sobrecarregar o seu motor.