Para quem já está habituado a utilizar o e pretende trocar o fogão, ou mesmo para quem está de mudança para uma nova casa, pode surgir a dúvida: todos os fogões funcionam com o GLP? Basta ir à loja e adquirir um novo eletrodoméstico?

Como saber se todos os fogões funcionam com o GLP?

Primeiro, uma informação importante: a maioria dos modelos disponíveis no mercado já vem de fábrica com entrada para o gás GLP. Existem também alguns fogões que contam com entradas para o e o , simultaneamente.

Nos fogões que contam apenas com a estrutura definida para funcionamento com o gás GLP, as providências são simples. Ao receber o novo fogão em casa, é necessário ter um regulador de pressão de gás que obedeça às normas do Inmetro e que esteja dentro do prazo de validade correto, braçadeiras de metal adequadas para a instalação, e mangueira de gás, de plástico ou de metal, também com o selo do Inmetro e também dentro do prazo de validade.

A instalação preferencialmente deve ser feita por um profissional especializado, que pode inclusive ser um representante da revenda de gás de sua confiança. Isso porque as conexões devem ser muito bem feitas, eliminando assim o risco de vazamentos.

Após a instalação ser concluída e ainda na presença do profissional, não deixe de fazer o teste de vazamento. Simples, este teste consiste em aplicar um pouco de espuma de detergente em todas as conexões recém instaladas. Verifique se há o surgimento de bolhas. Caso elas apareçam, feche o registro de gás e recomece a instalação. Refaça o teste para se assegurar de que tudo correu bem e que o fogão pode ser usado com tranquilidade.