Pular para o conteúdo principal

Cozinhe de forma mais eficiente e econômica com nossas 10 dicas para economizar gás de cozinha. São pequenas mudanças no dia a dia que podem dar um belo alívio para o seu bolso.

Na correria do dia a dia, é fácil esquecer que pequenas mudanças de hábitos podem resultar em grandes economias. Uma das áreas onde isso se torna evidente é na cozinha, especialmente quando se trata de economizar gás.

Neste artigo, reunimos 10 dicas práticas e acessíveis que toda dona de casa pode seguir para economizar gás de cozinha. Confira:

  1. Verifique o estado do botijão e das mangueiras
  2. Otimize o preparo das refeições
  3. Evite abrir o forno durante o uso
  4. Cozinhe com panela de pressão
  5. Mantenha as panelas tampadas
  6. Atente-se à limpeza das bocas do fogão
  7. Corte os alimentos em pedaços menores
  8. Evite a passagem de vento
  9. Aproveite o vapor para cozinhar
  10. Planeje bem o uso do forno
    Dica Extra: economize na compra do botijão de gás com o app da Ultragaz

 

1. Verifique o estado do botijão e das mangueiras

Um dos passos mais importantes para economizar gás de cozinha é garantir que não haja vazamentos no seu sistema. Você pode fazer isso facilmente verificando as roscas do botijão e os canos do fogão usando uma solução de espuma de sabão.

Se houver bolhas de ar se formando quando você aplicar a espuma, isso é um sinal claro de que há um vazamento. Além de evitar desperdícios, esse é um cuidado essencial para prevenir acidentes.

2. Otimize o preparo das refeições

Outra das melhores maneiras de economizar gás de cozinha é planejar o preparo das suas refeições. Tire um dia para cozinhar uma quantidade maior de alimentos para vários dias. Desse jeito, você não precisará usar tanto o fogão todos os dias. Essa prática ainda tem o bônus de simplificar sua rotina, pois você já terá a comida pronta para ser aquecida.

3. Evite abrir o forno durante o uso

Quando estamos cozinhando algo no forno, a tentação de abrir a porta para conferir se está dando certo é forte. No entanto, cada vez que você abre, o calor escapa e o equipamento precisa trabalhar mais para recuperar a temperatura ideal. Portanto, se você quer economizar gás, verifique o progresso usando a luz interna do forno, caso exista.

4. Cozinhe com panela de pressão

A panela de pressão é uma aliada poderosa para a economia de gás. Ela cozinha alimentos mais rapidamente graças à pressão interna, o que significa que você gasta menos tempo no cozimento. Desde feijão até legumes, ela é uma maneira eficiente de preparar alimentos com mais praticidade.

5. Mantenha as panelas tampadas

Quando você cozinha com as panelas tampadas, o calor fica retido e o cozimento é acelerado. Isso é especialmente benéfico para alimentos que exigem um tempo de cozimento mais longo, como sopas, ensopados e legumes mais duros, e ainda ajuda a conservar os nutrientes e o sabor da comida.

6. Atente-se à limpeza das bocas do fogão

Manter a limpeza do fogão em dia é essencial para garantir que ele funcione sempre bem. Se o fogo estiver amarelado ou alaranjado, pode ser um sinal de que as bocas estão sujas ou obstruídas. Para remover a gordura, você pode usar produtos específicos ou recorrer a alternativas como água e sabão, vinagre branco, bicarbonato de sódio ou limão.

7. Corte os alimentos em pedaços menores

Cortar os alimentos em pedaços menores oferece diversos benefícios na cozinha. Além de acelerar o processo de cozimento, economizando tempo e gás, isso faz com que eles cozinhem de maneira mais uniforme e eficiente, resultando em pratos mais saborosos.

8. Evite a passagem de vento

Correntes de vento passando perto do fogão podem diminuir a potência das chamas, levando a um consumo maior de gás para atingir a temperatura ideal. Se a sua cozinha tem esse problema, é uma ideia fechar janelas e portas durante o cozimento.

9. Aproveite o vapor para cozinhar

Quando estiver cozinhando um alimento que exige fervura, pode ser interessante aproveitar o calor para cozinhar outros alimentos no vapor. Para isso, basta colocar um escorredor metálico sobre a panela. Dessa forma, você usará o mesmo calor para preparar mais de um alimento ao mesmo tempo, economizando gás.

10. Planeje bem o uso do forno

Já que o forno é um dos maiores consumidores de gás, vale a pena planejar seu uso de maneira eficiente. Você pode, por exemplo, preparar pratos que exigem a mesma temperatura ao mesmo tempo, evitando ligar o equipamento várias vezes. Além de economizar gás de cozinha, você poderá ganhar um tempo valioso.

Dica Extra: economize na compra do botijão com o app da Ultragaz

Agora, é hora de descobrir o jeito mais prático e eficiente de ter sempre o seu botijão de gás disponível, sem complicações. O aplicativo da Ultragaz abre as portas para a comodidade que você merece:

  • peça gás de cozinha nos distribuidores próximos de você e receba sem sair de casa, de forma rápida e confiável;
  • agende a entrega para o horário que mais se adequa à sua rotina;
  • escolha a forma de pagamento que melhor combina com você, seja com o cartão de crédito direto pelo app ou com cartão de débito, crédito ou dinheiro na hora da entrega;
  • acompanhe sua entrega diretamente pelo app e saiba quando seu botijão chegará;
  • configure um lembrete no app para pedir o botijão de acordo com o período que você definir e garanta que nunca mais faltará gás na sua cozinha.

Baixe agora mesmo o app da Ultragaz e verifique a disponibilidade na sua região para simplificar a vida e economizar tempo!

Compartilhar
Leia mais
Confira os últimos conteúdos
Ultragaz Inovação Aberta
Indique a Ultragaz 31/01/2024
Ultragaz Inovação Aberta – Oportunidade para Startups Inovad
Saiba mais
dicas para economizar gás de cozinha
Botijão 27/12/2023
10 dicas para economizar gás de cozinha
Saiba mais
orçamento familiar
Orçamento 05/07/2022
Orçamento familiar: 6 dicas para acertar no seu
Saiba mais