Dia internacional do GLP: Veja o impacto na vida das pessoas
Em todo o mundo, no dia 7 de junho, é comemorado o Dia do GLP. Uma data que reforça seu papel fundamental para a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, com menor impacto ao meio ambiente e eficiente em relação à lenha e alguns outros energéticos.
Atualmente, o GLP representa apenas 3% da energia consumida globalmente.
Ou seja, há muitas oportunidades de aplicações e aumento do consumo do gás liquefeito de petróleo em todo o mundo. Já no Brasil, o famoso “gás de cozinha” como é popularmente conhecido, chega a todos os municípios do país, levando energia para 91% das residências brasileiras.
Aplicações do GLP
O GLP é um energético muito versátil, com uma eficiência quase 4x maior do que a lenha, por exemplo. 1kg de gás liquefeito de petróleo tem um poder calorífico em torno de 11.100kcal, já a lenha, 3.300kcal em média, de acordo com o Balanço Energético Nacional (Ministério de Minas e Energia).
Isso dá ao GLP a eficiência necessária para além da cozinha, sendo uma alternativa para indústrias e comércios, além do agronegócio. Veja alguma das aplicações possíveis:
• Cozinhas industriais, fornos de padarias e pizzarias
• Empilhadeiras
• Lavanderias
• Soldagem e corte térmico
• Incineração de resíduos
• Produção de vidro
• Secagem de grãos e sementes
• Produção de asfalto e muito mais
Cenário do GLP no Brasil
De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o gás liquefeito de petróleo chega em 100% dos municípios brasileiros, com mais de 128 milhões de botijões de 13kg em circulação.
São mais de 32 milhões de botijões de 13kg vendidos todos os meses no Brasil, numa indústria que emprega mais de 380 mil trabalhadores diretos e indiretos.
Apesar destes grandes números, o GLP representa apenas 3,2% de toda a matriz energética brasileira, com um grande potencial de desempenhar um uso mais seguro, eficiente e econômico em relação a outros energéticos, nas mais diversas aplicações.
Benefícios do GLP
As principais vantagens do GLP, além da versatilidade e eficiência energética, estão a facilidade no transporte e armazenamento, queima limpa (sem fuligem) e baixas emissões de gases do efeito estufa, o que contribui para um menor impacto ambiental.
Somado a estes benefícios, temos ainda a facilidade no uso, já que o gás liquefeito de petróleo está pronto para a combustão, independente do dispositivo de armazenamento, bem como uma menor manutenção dos equipamentos que o utilizam, visto que o GLP não gera desgastes no maquinário, como corrosão.