Você sabe o que é gás GLP?
Sabia que o GLP é muito mais que um gás de cozinha? Além de estar presente na sua casa, o Gás Liquefeito de Petróleo também é essencial em aplicações comerciais, agrícolas e industriais. Dá uma olhada nas curiosidades que trouxemos!O GLP
Mas afinal, o que é GLP? O gás liquefeito de petróleo (daí vem a sigla GLP) é famoso por seus diversos usos distintos.
No cenário residencial, o gás de cozinha é usado por milhares de brasileiros.
Encontrado nos botijões de 13 quilos (sim, o gás GLP é o do seu botijão), também pode ser comercializado em recipientes muito maiores, como aqueles utilizados em indústrias e comércios, ou até mesmo em padarias, restaurantes e pizzarias.
O gás GLP também é muito presente no agronegócio, apresentando elevados níveis de eficácia e economia.
De onde vem o GLP?
O gás liquefeito de petróleo é formado pela combinação de butano e propano, que são derivados do petróleo. A sua principal característica é o estado líquido quando submetido a um certo grau de pressão, e o estado gasoso em determinados usos. Ele é obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C. E como o próprio nome diz, é um gás liquefeito.
Mas o que significa isso?
Por conta da imensa pressão dentro do recipiente em que é colocado, o gás adquire a forma líquida.
Escolha consciente para o meio ambiente
A energia que vem do uso do gás GLP é mais limpa que as demais, ou seja, a sua produção é livre de resíduos tóxicos e não agride o meio ambiente! Além disso, é um substituto perfeito da lenha, que muitas vezes é utilizada dentro de ambientes fechados e aumenta o risco de intoxicação pela fumaça e pela emissão de gases nocivos.
E o cheiro do gás, de onde vem?
O gás de cozinha é originalmente livre de qualquer cheiro. Então como se explica o clássico “cheiro de gás” que sentimos quando há algum vazamento?
O “cheiro de gás” é decorrente de um composto à base de enxofre, chamado Mercaptano, uma substância química com odor bastante presente que se mistura totalmente ao gás.
Esse composto tem como função indicar justamente quando há o vazamento. Se não fosse adicionado ao GLP, nós não identificaríamos acidentes.
Seu gás em qualquer lugar
O gás GLP, como já dissemos, chega a basicamente todos os lugares. Por isso – e por sua economia – ele é tão utilizado pela população brasileira.
Mas lembre-se: só adquira o seu botijão de gás de revendedores autorizados e certificados. Siga as dicas de armazenamento e de troca e garanta toda a segurança pra você e sua família!