Pular para o conteúdo principal

Produzida a partir de matéria orgânica, a energia de biomassa surge como uma alternativa aos combustíveis fósseis, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável.

Nesta publicação, vamos compreender os diversos usos da biomassa, desde a geração de energia até a produção de biocombustíveis e outros produtos.

Abordaremos também as vantagens dessa fonte energética, traçando um panorama sobre seu papel na construção de um futuro mais verde.

O que é energia de biomassa?

A energia produzida a partir de materiais orgânicos renováveis, como resíduos agrícolas, animais, florestais e urbanos, além de vegetais cultivadas especificamente para esse propósito, chama-se biomassa.

Ela pode ser transformada em energia térmica, elétrica ou em biocombustíveis, proporcionando uma fonte alternativa e sustentável que ajuda a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa.

Como a biomassa vira energia?

A biomassa pode ser convertida em energia por meio de diversos processos, que transformam a matéria orgânica em calor, eletricidade ou combustíveis líquidos e gasosos. Cada método possui suas próprias tecnologias e aplicações. Conheça-os:

Gaseificação

Este é um processo termoquímico que converte biomassa sólida em um gás combustível conhecido como gás de síntese (principalmente monóxido de carbono e hidrogênio) ou syngas.

A gaseificação ocorre em altas temperaturas (800°C a 1.000°C) e em condições controladas de oxigênio limitado. O syngas pode ser usado para gerar eletricidade, produzir calor ou como matéria-prima para combustíveis líquidos e produtos químicos.

Pirólise / carbonização

Trata-se de um método termoquímico que envolve aquecer a biomassa na ausência de oxigênio a temperaturas entre 300°C e 700°C, formando carvão vegetal (biocarvão), bio-óleo e gases.

Pode ser usado para produzir biocombustíveis líquidos e materiais carbonosos e bioquímicos.

Combustão direta

É a queima de biomassa (matéria orgânica) para gerar calor ou eletricidade. A combustão direta é o processo mais simples de conversão de biomassa em energia.

Esse calor resultante pode ser usado prontamente em processos industriais, aquecimento residencial ou geração de vapor, que pode acionar turbinas e produzir eletricidade.

Transesterificação

A transesterificação converte óleos vegetais ou gorduras animais em glicerina e biodiesel – um biocombustível que pode ser utilizado como substituto do diesel convencional em motores de combustão interna.

Nesse processo químico, os triglicerídeos da biomassa reagem com um álcool (geralmente metanol ou etanol) na presença de um catalisador.

Digestão anaeróbica

Este é um processo biológico onde microrganismos (bactérias) decompõem matéria orgânica (resíduos) na ausência de oxigênio, produzindo biogás (principalmente metano e dióxido de carbono).

Também resulta da digestão anaeróbica um resíduo que pode ser aproveitado como fertilizante. O biogás, por sua vez, pode ser utilizado para gerar eletricidade e calor ou purificado para uso como biometano, substituindo o gás natural.

Fermentação

A fermentação converte biomassa em biocombustíveis líquidos, como etanol. Nesse processo bioquímico, microrganismos como leveduras e bactérias convertem açúcares e outros carboidratos da biomassa em etanol ou outros produtos químicos.

O etanol resultante pode ser usado como biocombustível em misturas com gasolina ou como combustível puro em veículos adaptados.

Principais aplicações da biomassa

Entenda de forma mais ampla quais são as utilidades mais conhecidas da biomassa:

Geração de energia

A geração de energia a partir da biomassa envolve usinas termelétricas que queimam matéria orgânica para produzir eletricidade e calor.

Isso pode ser feito por meio dos procedimentos que listamos acima. A escolha de cada um depende do tipo de biomassa disponível e da aplicação desejada.

Biocombustíveis

A biomassa pode ser convertida em biocombustíveis líquidos, como biodiesel e etanol, ou gasosos, como biogás e biometano. Os biocombustíveis surgem como um alto impacto na redução do carbono para indústrias que estão em buscando a transição energética.

Cogeração

Esta é a geração combinada e simultânea de calor útil e eletricidade por meio da biomassa. Pode ser aplicada em indústrias, instalações comerciais e sistemas de aquecimento distrital.
A cogeração aumenta a 
eficiência energética, pois aproveita o calor que normalmente seria desperdiçado em sistemas de eletricidade convencionais.

Produção de calor

A biomassa é queimada para gerar calor em processos industriais ou residenciais. A produção de calor nesse método é geralmente realizada por meio da combustão direta em caldeiras e fornalhas.

A biomassa pode ser convertida em pellets ou briquetes para facilitar o manuseio e aumentar a eficiência da combustão.

Compostos bioquímicos e materiais

A biomassa pode ser utilizada como matéria-prima para a produção de uma variedade de compostos, como bioplásticos (plásticos biodegradáveis), solventes, lubrificantes e adesivos.

Esses produtos são obtidos através de processos químicos e biotecnológicos. O uso de biomassa para esses fins contribui para a substituição de materiais derivados de petróleo e a redução do impacto ambiental.

Tratamento de resíduos

A biomassa pode ser empregada no tratamento de resíduos orgânicos através de processos como a compostagem e a digestão anaeróbica, que ajudam a diminuir o volume enviado para aterros, além de recuperar recursos valiosos. Na compostagem, os resíduos são decompostos por microrganismos aeróbicos, resultando em um composto que pode ser utilizado como fertilizante. Já na digestão anaeróbica, os resíduos são convertidos em biogás e biofertilizante.

Biomassa é renovável?

A energia de biomassa é considerada uma fonte de energia renovável, pois é derivada de materiais orgânicos que podem ser continuamente regenerados naturalmente.

Plantas, resíduos agrícolas e florestais e resíduos orgânicos urbanos são exemplos de fontes de biomassa que podem ser reabastecidas em ciclos naturais ou através de práticas sustentáveis de manejo.

Vantagens da energia de biomassa

A energia de biomassa oferece uma série de benefícios, incluindo:

– Redução das emissões de gases de efeito estufa: pode ajudar a mitigar as mudanças climáticas, pois a quantidade de CO₂ liberada durante a combustão é compensada pelo CO₂ absorvido pelas plantas durante o crescimento;

– Aproveitamento de resíduos: o uso de resíduos agrícolas, florestais e urbanos para a produção de energia reduz a quantidade de lixo e a necessidade de aterros sanitários;

– Fonte de energia renovável: a biomassa é uma fonte sustentável e pode ser regenerada continuamente por meio de práticas adequadas de manejo;

– Desenvolvimento rural: a produção de biomassa pode promover a criação de empregos e o desenvolvimento econômico em áreas rurais;

– Diversificação da matriz energética: sua inclusão entre as fontes de energia contribui para a segurança energética e reduz a dependência de combustíveis fósseis.

As vantagens da energia de biomassa também envolvem o baixo custo do processo e a versatilidade de materiais utilizados. No entanto, há desafios, como o desmatamento e as dificuldades logísticas. Por isso, a biomassa é uma opção promissora para a transição para uma matriz energética mais sustentável e diversificada.

Conheça o biometano da Ultragaz

Produzido a partir da purificação do biogás, o biometano da Ultragaz retira as impurezas e proporciona um combustível renovável similar ao gás natural.

Sua qualidade segue as resoluções da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil) e todos os carregamentos têm laudo de especificação.

Isso possibilita um melhor acompanhamento do processo de fornecimento, garantindo a devida rastreabilidade desde a sua produção.

Na Ultragaz, o biometano é comprimido e tem seu volume reduzido em cerca de 260 vezes, o que permite armazená-lo e transportá-lo para regiões com ou sem redes de gasoduto. Saiba mais sobre acessando esse link.

Conheça o Biometano da Ultragaz
Compartilhar
Leia mais
Confira os últimos conteúdos
Imagem que mostra sobre os tópicos de sustentabilidade empresarial
07/05/2024
Ultragaz conquista Selo Prata EcoVadis por sustentabilidade
Saiba mais
Conheça as diferenças do biogás e do biometano
Para sua casa 19/11/2024
Biogás e biometano: quais as diferenças e por que conhecer?
Saiba mais
Biometano na indústria e a estratégia para descarbonização
Para sua casa 02/01/2025
Biometano nas indústrias: Estratégia para a descarbonização
Saiba mais
Veja o que é a energia de biomassa e como ela funciona
Para sua casa 31/07/2024
Energia de biomassa: O que é e como funciona?
Saiba mais
Diversificação da matriz energética: evolução e desafios
Biometano 06/06/2024
Diversificação da matriz energética: evolução e desafios
Saiba mais
Geração de energia sustentável: Conheça 6 tipos
Energia Elétrica 24/03/2024
Geração de energia sustentável: Conheça 6 tipos
Saiba mais
Ultragaz Inovação Aberta
Indique a Ultragaz 31/01/2024
Ultragaz Inovação Aberta – Oportunidade para Startups Inovad
Saiba mais
Por que investir em negócios sustentáveis?
Empresarial 10/01/2024
Por que investir em negócios sustentáveis?
Saiba mais
Biometano: energia limpa para um mundo sustentável
Biometano 27/07/2023
Biometano: energia limpa para um mundo sustentável
Saiba mais