Fazenda solar: entenda o que é e como funciona
Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de opções energéticas sustentáveis, a fazenda solar se destaca como uma promissora solução. O investimento nessa modalidade de central fotovoltaica tem crescido consideravelmente nos últimos anos.
O Brasil possui um excelente potencial solar, com alta incidência de radiação durante grande parte do ano. Muitos outros países têm implementado políticas de incentivo ao desenvolvimento da energia solar, como a criação de leilões e a oferta de benefícios fiscais.
Neste texto da série da Ultragaz sobre energia sustentável, vamos explorar o universo das fazendas solares, desde o seu funcionamento até as vantagens que apresentam para o meio ambiente e para a economia. Acompanhe!
O que é uma fazenda solar?
As fazendas solares são sistemas robustos compostos por uma grande quantidade de painéis fotovoltaicos que convertem a luz do sol em eletricidade alternativa, limpa e renovável – e, assim, contribuem para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
Essas instalações geram eletricidade a partir da luz solar, utilizando tecnologias como inversores, e têm um importante papel no combate às mudanças climáticas.
As fazendas utilizam uma área menor de exploração se comparadas às usinas, e maiores se comparadas a sistemas de microgeração (como casas e comércios).
Como funcionam as fazendas solares?
O chamado efeito fotovoltaico acontece quando a radiação solar converte-se em eletricidade por meio de materiais semicondutores. A Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) explica de maneira resumida como acontece esse fenômeno:
– As placas solares (conhecidas também por módulos, painéis ou células fotovoltaicas), já muito populares no Brasil e no mundo, capturam a luz do Sol e a transformam em corrente contínua;
– Essa corrente passa por um inversor e é transformada em corrente alternada;
– Um eventual excedente de eletricidade produzido pode voltar para a rede;
– A rede utiliza a energia e, por isso, as unidades consumidoras assinantes do serviço (casas, empresas, indústrias e outras) podem receber créditos em sua fatura de energia.
Os painéis solares fotovoltaicos que mencionamos podem ser usados de diversas formas e instalados em naves espaciais, prédios e até em calculadoras portáteis.
Nas fazendas solares, são montados no solo, em estruturas específicas para que as placas não gerem sombra uma sobre as outras, e também para aproveitar o maior tempo de exposição ao sol.
LEIA MAIS: Geração de energia sustentável: conheça 6 tipos
Também existem sistemas concentradores com espelhos e lentes para focalizar a luz do Sol em pequenas placas, alcançando, assim, uma potência superior.
A capacidade dos sistemas fotovoltaicos pode variar de algumas a várias dezenas de quilowatts – e é aqui que entra o conceito de fazenda solar.
Dependendo da estrutura, a produção serve para autoconsumo ou grande escala – por exemplo, em sistemas públicos de abastecimento energético.
A fazenda solar trabalha sob as regras da geração distribuída, que permite a compensação a partir da produção remota de energia. Nesse sistema, diversas pessoas físicas ou jurídicas se reúnem por meio de contratos com fornecedores e compartilham a energia da fazenda
Fazenda solar x usina solar: quais as diferenças?
Embora ambos os sistemas façam uso da energia solar, as fazendas se diferem das usinas em alguns aspectos que você verá a seguir.
Capacidade de geração de energia
Boa parte das fazendas solares, consistem em sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio porte, com capacidade instalada de até 5 MW. As fazendas são os sistemas de geração mais utilizados na geração distribuída.
Já as usinas solares são sistemas de grande porte que trabalham com geração acima de 5 MW e fazem parte da geração centralizada (GC) de energia, que integram o Sistema Integrado Nacional.
Investimento e objetivo
O investimento para iniciar uma fazenda solar é muito menor comparado a uma usina, pois o projeto é feito numa escala muito menor. Além disso, as fazendas são mais utilizadas na geração distribuída, a fim de distribuir a energia localmente com a distribuidora.
Já as usinas, são construídas pensando em baratear a geração de energia e para que seja distribuída de forma nacional.
Quem pode comprar energia de uma fazenda solar?
Se você se interessou pela possibilidade de consumir energia solar ou outras advindas de fontes renováveis como as fazendas solares, conheça a Ultragaz Energia Inteligente!
Essa solução oferecida para o consumidor pode reduzir a conta de luz em até 16% todos os meses.
A Ultragaz Energia Inteligente faz uso de fontes renováveis e pode ser facilmente contratada, já que o processo é 100% digital. Além disso, a adesão não necessita de instalação e não exige fidelidade – ou seja, o contrato pode ser cancelado a qualquer momento.
Podem aderir, pessoas físicas ou jurídicas na baixa tensão (sem transformador dedicado), com conta média mínima de acordo com a região brasileira. Saiba mais sobre a Ultragaz Energia Inteligente.